Querida E., se serve de consolo, essa é uma dúvida cada vez mais comum em nosso tempo. Muitas pessoas estão tendo dificuldade em escolher uma profissão. Para começar, às vezes somos obrigadas a fazer essa escolha muito cedo, quando ainda nem sabemos direito do que gostamos, quais são nossas aptidões, etc.
Aqui vão algumas dicas para explorar essa questão:
- Para começar, o mais importante: você pode contar com a direção de Deus em sua vida. Converse com ele e peça para ele mostrar qual é o próximo passo. Deus já escreveu todos os seus dias, mas você só precisa saber de tudo. Ele vai lhe mostrando aos poucos. Confie na direção dele!
- Às vezes, começamos fazendo uma coisa, que puxa outra, e mais outra e por aí vai. Nesse processo, vamos aprendendo e adquirindo aptidões e experiências. Portanto, se você escolher uma área, não se preocupe com a ideia de que terá de fazer aquilo para sempre. Talvez seja só um ponto de partida.
- Faça uma lista das coisas que você curte de modo geral e nas quais você costuma se sair bem (esportes, leitura, artes, trabalho voluntário, cuidado de pessoas ou de animais, exatas, etc.). Quais são suas atividades prediletas? Quais são os temas dos filmes que você assiste, dos livros e textos que você lê? Isso pode ajudá-la a entender melhor suas áreas de interesse.
- Claro que é preciso levar em conta questões práticas (concorrência no vestibular, preço da faculdade, disponibilidade de vagas no mercado de trabalho), mas não pense apenas nisso. Peça para Deus lhe mostrar maneiras de focalizar sua vocação(aquilo que ele tem em mente para você). Pensar apenas se uma área lhe dará bons empregos é uma forma garantida de acabar fazendo algo que você não gosta.
- Antes de se comprometer com uma faculdade, experimente cursos técnicos mais curtos. Às vezes a gente passa por todo o estresse de um vestibular só para começar o curso na faculdade e descobrir que não era nada do que a gente imaginava.
- Converse com profissionais de suas áreas de interesse. Pergunte como é o dia a dia deles, o que eles mais gostam/menos gostam no trabalho e como eles chegaram onde estão.
- Por fim, outra opção interessante é o teste vocacional, geralmente aplicado por um psicólogo. O teste não lhe dá uma resposta mágica (tipo, “Você será uma…”, rsrs), mas podem ajudar bastante a dar um rumo para sua decisão.
Pense em tudo isso, converse muito com Deus e com seus pais e/ou outras pessoas adultas de sua confiança e saiba que, se você pedir com sinceridade e disposição de obedecer, Deus irá lhe mostrar claramente o próximo passo!
E, sempre que quiser conversar, é só passar aqui
Kisses,
Su