Querida K, concordo que essa situação é muito triste. Em minha opinião, será ótimo se você puder conversar com sua prima numa boa, com muita calma, e explicar para ela que esses comentários estão deixando você bem chateada. Peça para Deus lhe dar as palavras e atitude certa para essa conversa e para dizer a verdade com amor. Você pode até comentar com ela o que disse aqui: que você não tem inveja e que fica feliz de Deus estar abençoando ela dessa forma, mas que as palavras e atitudes dela às vezes magoam você. É sempre melhor tentar um bom diálogo, pois Deus pode usar essa situação para mostrar a sua prima em que aspecto ela está precisando de ajuda do Espírito na vida dela.
Lembre-se, ainda, de que esse tipo de atitude quase sempre é sinal de insegurança. Na verdade, de alguma forma sua prima se sente inferior aos outros e, portanto, procura usar as coisas materiais como forma de compensar ou de superar essa inferioridade. Ore por ela nesse sentido, para que Deus mostre para ela o quanto ela tem valor que vai muito além de casa, carro e dinheiro.
Por fim, se ela não mudar, peça para Deus lhe dar muita paciência e amor por ela e para você entender seu valor em Cristo e não se sentir humilhada. E, se possível, quem sabe também é o caso de afastar-se dela um pouco, pelo menos por uns tempos, a fim de evitar novas situações desse tipo.
Continue a orar por isso, pedindo muita sabedoria para Deus. Quando buscamos a orientação dele com sinceridade e disposição de obedecer, ele ouve e atende com muito carinho!
E, quando quiser conversar mais, estamos aqui.
Kisses,
Su