Querida A., achei muito legal sua preocupação em tornar as programações atraentes e despertar o amor e o interesse da turma pelas coisas de Deus.
Quanto às atividades, sugiro que você dê uma busca no Google – algo tipo, “atividades para adolescentes cristãos”. Eu dei uma espiada e tem um “zilhão” de dicas bacanas em vários sites e blogs.
Agora, sua parte como líder vai muito além disso, como você mesma está ligada.
Primeiro, a base para qualquer bom ministério é a oração. Ore por si mesma e cada membro de seu departamento de adolescentes. Apresente necessidades específicas de cada um e peça muita capacitação divina. Eu sei que essa primeira dica parece meio óbvia, mas a oração contínua nos ajuda a lembrar de nossa dependência total em Deus, mais que em técnicas, planos, ideias e sonhos (por mais importantes e válidas que sejam todas essas coisas).
Segundo, entenda que os resultados estão inteiramente nas mãos de Deus. Peça ajuda de Deus para não ficar ansiosa com isso. Ele controla os frutos que virão do seu trabalho. Pode ser que alguns desses problemas que você menciona não desapareçam de imediato, mas isso também fará parte do processo que Deus já está realizando nesse grupo. Confie nessa verdade.
Terceiro, não se esforce demais para que o pessoal goste de você. Adolescentes percebem logo quando estamos tentando conquistá-los só pra ficar bem na fita e geralmente reagem de maneira oposto. Peça capacitação do Espírito de Deus para ser autêntica, usar os dons que ele lhe deu e transmitir a mensagem que ele tem para essa turma, mesmo que, por vezes, isso a torne impopular. Às vezes, é melhor que aconteça uma “peneirada” inicial (e que você fique com um grupo menor, porém mais comprometido e fiel, que poderá criar crescimento sólido adiante) do que ter um grupo com uma porção de membros que não estão nem aí.
Quarto, lembre-se de que o Espírito é quem trabalha no coração das pessoas. Você não tem acesso ao ser interior desse pessoal, mas Deus tem. Ele pode usar suas aptidões e os recursos que você vai pesquisar como instrumentos, mas não imagine que você vai conseguir mudar ninguém, ok?
Quinto, busque o apoio de outros líderes da igreja. Ninguém, nem mesmo o pastor titular de uma igreja, deve carregar o peso da liderança sozinho. Se ainda não é o caso, procure uma mulher mais madura da igreja, alguém que você admira e em quem você confia e peça para vocês lerem a Bíblia, conversarem e orarem juntas. Esse apoio é fundamental!
Sexto, comece a delegar tarefas. Não tente fazer tudo sozinha. Sob a orientação de Deus, escolha pessoas do grupo com aptidões e algum senso de responsabilidade que possam ajudá-la. Escolher membros de panelinhas diferentes para ajudá-la é uma forma de começar a quebrar essas divisões.
Por fim, confie nos propósitos de Deus para esse grupo, lembrando que eles nunca podem ser frustrados. Deus sabe dos planos dele e os cumprirá no tempo certo e da melhor forma. Acredito nisso!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, apareça por aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su