Pergunta:

Oi Su! Preciso de maisssss conselhos hahah! É o seguinte: tenho uma amiga, (ou melhor conhecida) a Giovanna. Ela é da minha Igreja também, e é amiga do Gabriel. Eu já conhecia ela antes de começar a ir na minha Igreja, pq ela é amiga de infância do Samuel, que era meu melhor amigo na época em que conheci ela. Nunca a tinha visto antes de ir na igreja, nós nos conhecemos pelo facebook. Eu comentava as fotos dela, e ela as minhas sabe. Isso em 2014, e comecei a ir nessa minha igreja no começo desse ano mesmo. Ela me cumprimenta sempre que me vê na Igreja. Enfim, nós temos a mesma idade (13 anos) e recentemente, ela começou a namorar o Nathan, que também é da Igreja, também é amigo do Gabriel (um dos melhores amigos, estão sempre sentando juntos nos cultos e tals ) o Nathan tem 15 anos, a mesma idade do Gabriel. (Ou seja, a minha situação com o Gabriel, é semelhante à do Nathan com a Giovanna. ) Ninguém critica eles, o pastor nem fala nada, muito menos a Igreja. Mas aí que vem a questão: Eu e a Gi, temos muitíssimo em comum, os mesmos gostos, hobbies parecidos, temos amigos virtuais, a mesma idade e nossos crushs também. Sério, é como se ela fosse minha gêmea! Daí eu pensei, e se ao invés do eu chegar direto no Gabriel, eu não faço amizade com a Giovanna, conto pra ela minha situação, que eu gosto dele e tals e peço pra ela me aproximar dele, me apresentar pra ele? Eu achei uma ótima ideia. Mas sabe, nos últimos tempos eu desenvolvi uma dificuldade muito grande em confiar nas pessoas. Aí comecei a pensar: Só é pq ela é da minha igreja e é cristã, não quer dizer que ela seja confiável. E se eu contar pra ela que gosto do Gabriel, e ela espalhar pra td mundo, inclusive pro próprio Gabriel? Eu sofri bastante com isso de confiança, desculpa a palavra mas isso já me ferrou muito. Já sofri muito com isso. Inclusive já aconteceu de eu contar pra uma pessoa de quem eu gostava e essa pessoa contar pra ele. Eu não consigo mais confiar. A última pessoa em que eu confiei foi a Alice, e você lembra no que deu né Su? Mas enfim, o que devo fazer? Me aproximar da Gi, e testar a confiança? Ou devo confiar direto? Se eu chegar nela já pedindo ajuda, ela não vai ver como uma amizade forçada e com interesse, e cair fora? Acha boa essa minha ideia de pedir a ajuda dela? Eu realmente quero a amizade da Gi, não só pelo Gabriel. Me ajuda, Su! Bjão, E.

Resposta da Sú:

Hello, E.! Sempre bom receber suas perguntas, amiga! Em minha opinião, a gente nunca deve tentar começar uma amizade com segundas intenções. Eu sei que você quer a amizade da Gi, mas como você mesma disse, você também está interessada em usá-la para se aproximar do Gabriel, e eu acho que isso não é muito legal. Como você se sentiria se alguém fizesse isso com você?

Portanto, meu conselho é o seguinte: se você quer desenvolver um relacionamento com o Gabriel, você precisar formar uma amizade diretamente com ele. Eu entendo o que você explicou sobre a situação toda, mas ainda acho que a melhor maneira de se aproximar de um crush é não envolver outras pessoas. Deus pode ajudar você a se aproximar do Gabriel numa boa, começar uma amizade legal e depois ver como as coisas se encaminham.

E, de modo totalmente separado, sem trazer o Gabriel para o meio da história, você pode se aproximar da Gi. Se você está a fim de ser amiga dela, então converse sobre os interesses dela. A princípio, deixe o Gabriel de fora (sim, eu sei que é difícil, mas não é impossível, rsrs) e concentre-se em sua amizade com ela.

Entendeu o que eu estou propondo? A ideia é você desenvolver dois relacionamentos totalmente separados, sem misturar as coisas. Se você achar que vai ser difícil fazer isso, aí você vai ter de escolher entre um dos dois – pedindo sabedoria e direção de Deus, que é sempre o mais importante de tudo.

Mas, Deus pode ajudar você a ter essas duas amizades sem usar a Gi para chegar ao Gabriel. Peça para ele mostrar se é isso que ele quer pra você.

E é claro que, com o tempo, pode acontecer de você e o Gabriel se aproximarem da Gi e do Nathan. Relacionamentos estão sempre em movimento, sempre mudando. E, quando a gente pede a direção de Deus e obedece ao que ele nos mostra, essas mudanças são para melhor 🙂 Confie nisso!

Pense com calma e, quando quiser, apareça novamente para continuarmos a conversa.

Até a próxima!

Kisses,
Su