Querida L., eu já estudei bastante sobre esse lance de se cortar e eu mesma já tive experiência e posso lhe dizer com toda sinceridade que, geralmente, quando a gente faz isso, não é só porque “acha legal”. Algum motivo tem, mesmo que a gente não consiga perceber logo de cara.
Em minha opinião, seria super importante você procurar ajuda de um psicólogo ou conselheiro (ou mesmo da psicopedagoga da sua escola) para entender o que está acontecendo. Aliás, o ideal seria você contar para seus e pedir que eles procurem ajuda pra você.
Cortar-se não é uma tragédia, mas é uma indicação de que alguma coisa não está 100%. Imagine, por exemplo, que você fica com dor de cabeça cada vez que lê ou assiste televisão. Geralmente, isso é sinal de que você precisa de óculos. O que você faz? Vai ao oftalmologista! Da mesma forma, cortar-se é sinal de que você precisa resolver alguma coisa dentro da sua cabeça e do seu coração. Peça para Deus mostrar alguém que possa ajudar você. Ele gosta muito de atender a essa oração!
E, quanto a tentar parar, é muito difícil meeeesmo. É que, quando a gente se corta, o nosso cérebro libera umas substâncias químicas que fazem a gente se sentir até mais feliz por um tempo. É como uma droga que o nosso próprio corpo produz. Por isso não dá pra parar só com “força de vontade”, rs.
A primeira coisa que você precisa fazer, portanto, é entender o que está criando essa vontade de se cortar.
Outra coisa que ajuda é procurar se distrair quando vier a vontade. Não passe muito tempo sozinha no seu quarto ou no banheiro. Se der vontade de se cortar, saia para dar uma volta na quadra, telefone para uma amiga (não vale só trocar mensagem), procure alguém pra conversar, pegue um monte de papéis velhos e rasgue-os em pedacinhos bem pequenos ou pegue uma canetinha vermelha e faça riscos em sua pele em vez de cortes. Em resumo, peça pra Deus lhe mostrar maneiras criativas de lidar com a vontade sem começar logo a se cortar. Pode ser que nem sempre você consiga resistir, mas sempre que conseguir, comemore!
Deus criou nosso corpo com muuuuuito amor e carinho, para ser tratado também com amor e carinho. Precisamos da ajuda dele para aprender a lidar com nossas frustrações, tristezas e até com a solidão e o tédio (que, aliás, também podem ser motivos pra se cortar). Fale bastante com Deus, peça para ele mostrar como quebrar desse hábito e como amar a si mesma por inteiro – inclusive seu corpo.
Que você possa experimentar o cuidado e carinho de Deus por você, amiga!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui, ok?
Kisses,
Su