Hello, A.! Puxa, amiga, sinto muito que as coisas estejam tão difíceis para você em casa! É natural você estar com raiva e triste com tudo isso. Agora, a questão é o que você faz com esses sentimentos e com essa situação. Primeiro, o mais importante: desabafe com Deus e conte para ele tudo o que está acontecendo e tudo o que está em seu coração. Deus tem um amor imenso por você e quer lhe mostrar como lidar com essa situação. Além disso, quando Jesus veio ao mundo, ele sofreu injustiças de todo tipo, portanto ele entende exatamente como você está se sentindo. Abaixo eu copiei quatro bilhetinhos que Deus deixou escritos para você. Pense com calma nessas verdades e confie nelas:
- “Será que uma mãe poderia esquecer do seu filho [ou de suas filhas] […] e deixar de ter compaixão do próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu [Deus] nunca me esqueceria de você!” (Isaías 49.15).
- “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhorme acolherá” (Salmos 27.10).
- “[Deus] a protegerá debaixo das suas asas [igual a mamãe pássaro faz com os filhotes], e lá você estará seguro” (Salmos 91.4).
- “Eu nunca abandonarei você, nem a desampararei” (Hebreus 13.5).
E, mais uma coisa importante: procure conversar com sua mãe sobre essa questão e explicar para ela como você se sente quando essas situações acontecem. Peça para Deus lhe dar uma atitude tranquila, respeitosa e objetiva. Às vezes, quando a gente se expressa com calma, não na hora da raiva, é mais fácil a outra pessoa entender o nosso lado da questão.
Claro que o ideal é resolver essa questão com diálogo, mas se sua mãe não quiser conversar, pode ser boa ideia você tentar contar o que está acontecendo para outro adulto de sua confiança (uma professora, alguém de sua igreja, etc.). E se ainda assim a coisa não se resolver, ou se você não tiver com quem falar, e se seu padrasto e/ou sua mãe voltarem a bater em você desse jeito, pegue o telefone e disque para o número 100. Nesse telefone, você encontrar pessoas preparadas para ajudá-la a lidar com agressões físicas e emocionais.
Você não está sozinha amiga. Peça para Deus lhe mostrar qual é a melhor saída para essa situação. E fique esperta, pois, quando pedimos com sinceridade e disposição de obedecer, Deus ouve e atende!
Kisses,
Su