Pergunta:

Resposta da Sú:

Graça e paz, I.! E bem-vinda de volta 🙂 Para começar, acho importante a gente tomar muuuuito cuidado para não criar regras religiosas que não tenham fundamento na Palavra de Deus. Da forma que leio e entendo a Bíblia, ela parece mostrar que não devemos fazer distinção entre nosso modo de tratar as pessoas simplesmente porque são ou não cristãs. Mateus 5.45, por exemplo, diz: “Eu [Jesus], porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu. Pois ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos”. Deus não é seletivo em seu modo de tratar ninguém. Ele trata todos com bondade e provisão e devemos fazer o mesmo. Jesus curou e alimentou com grande compaixão milhares de pessoas que, provavelmente, só queriam os benefícios físicos/materiais e que não se tornaram discípulas dele. Ainda assim, ele não fez distinção.

A forma de tratamento não muda. A diferença entre não cristãos e cristãos está no relacionamento. Aqueles que andam com Cristo têm a imensa alegria de ter um relacionamento pessoal com ele para sempre, mas não são nem mais nem menos amados por ele do que todos os outros seres humanos criados à imagem e semelhança Dele.

Portanto, as regras da casa são para todos. P. ex., ninguém fuma nem bebe nessa casa, todos ajudam na limpeza, na cozinha, etc., todos devem respeitar e ser respeitados. A menina que foi “terceirizada” já sofreu uma medida de rejeição e foi banida da casa dela por não ter honrado os pais. Não é suficiente? Essa menina precisa de regras firmes, sim, como qualquer outro adolescente cristão ou não. Mas, o que ela precisa também é de amor, graça, misericórdia e compaixão. Do contrário, de que maneira ela vai descobrir o amor de Deus? Romanos 2.4 não poderia ser mais claro: “Não vê que essas manifestações da bondade de Deus visam levá-lo ao arrependimento?”. A disciplina é necessária, mas o que realmente faz uma pessoa mudar os seus caminhos e se aproximar de Deus é a bondade.

Que o Senhor nos cubra de sabedoria e de graça para que sejamos cada vez mais semelhantes a ele, vivendo não apenas em regras de religião, mas em verdadeiro relacionamento com Aquele que é sempre bondoso consco.
Paz de Cristo para você e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.