Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Obrigada pelas atualizações. Apaguei a maior parte da sua pergunta, como você pediu. A única coisa que tenha para acrescentar, é que o conselho que sua professora lhe deu sobre liderança me pareceu totalmente errado. E qualquer livro ou vídeo que você consultar sobre o que significa ser um bom líder vai lhe dizer que a verdadeira liderança não tem isso de sair “tapando os buracos” que outros deixaram. Isso é uma liderança insegura, de quem tem medo de “não ficara bem na fita” e que se queima em pouco tempo.

Eu entendo que talvez você precise fazer algumas coisas para o mundo não desabar, kkk. Mas, a meu ver, a verdadeira liderança funciona da seguinte forma: Você delega tarefas, deixa bem claro o que cada um precisa fazer, ajuda cada um a entender como pode fazer e, se necessário, dá apoio durante o processo. Mas, se a pessoa não faz e se, por isso, o evento dá errado – essa pessoa é devidamente responsabilizada. Isso se aplica até às coisas mais simples. Tipo, se vai ter um encontro bom bebidas e comidas e a pessoa das bebidas não organizou a parte dela, o povo vai beber água. Depois do evento, você chama a pessoa de lado e, com muito jeito, diz: “Olha, a gente sentiu falta de bebidas para oferecer porque você ficou responsável, mas não fez sua parte. Se você não queria fazer, poderia ter avisado antes. Teria sido melhor do que pegar e não fazer”. Se o líder faz tudo, ninguém desenvolve senso de responsabilidade e todo mundo continua folgado, pois sabe que, na hora, o líder vai cobrir e não vai ter nenhuma consequência. Como eu disse, não é sempre simples (falo por experiência própria), mas imagino que você consiga pensar em alguns casos em que você possa aplicar essa responsabilização. Deixe as coisas darem errado. Sim, vai ficar feio para você. Mas, se você realmente quer liderar, e não apenas parecer uma boa líder, vai ser uma oportunidade de ajudar as pessoas a verem as consequências da irresponsabilidade delas. Você pode ajudar outros a crescer – o que também é uma parte importante da liderança.

E, continue a buscar diálogo honesto, aberto e claro (no que depender de você). Esse é sempre o melhor caminho!

Que o Senhor lhe dê muita sabedoria para lidar com essas várias questões complexas e que ele capacite você para ser, verdadeiramente, uma boa líder, que ver a outros com seus talentos e os ajuda a desenvolver os talentos deles!

Desejo sucesso para você 🙂
Até a próxima!

Kisses,

Su