Hello, I.! As passagens da Bíblia fazem bem mais sentido quando entendemos o contexto narrativo, histórico e cultural e a mensagem que os escritores queriam transmitir para so primeiros leitores. É suuuper importante realmente estudar a Bíblia, e não apenas ler de forma superficial. Nessas horas, Bíblias de estudo, comentários bíblicos e iniciativa de pesquisar online são de imensa ajuda!
Na passagem que você mencionou, em Gênesis 31, Raquel (esposa de Jacó) rouba os ídolos de seu pai, Labão. Você precisa ler toda a história de Jacó, Lia, Raquel e Labão para entender o que está acontecendo aqui. É uma história longa, em que todos competem entre si para levar vantagem em alguma coisa, enganam uns aos outros e criam o maior caos familiar. A certa altura, Jacó resolve ir embora da terra de Labão e voltar para a terra dele, levando consigo todos os seus bens. É nessa hora, Raquel pega os ídolos da sua família. Nesse período histórico, era comum famílias terem estatuetas religiosas feitas com grandes quantidades de metais preciosos (especialmente ouro e prata). Esses eram os “ídolos do lar”. Eram bens valiosos, e é possível que Raquel os tenha tomado para si como herança, pois ela sabia que não receberia nada mais de seu pai. Também é possível que ela adorasse esses deuses. Se você ler a história toda, vai ver que em nenhum momento diz que Raquel era seguidora fiel do Senhor. Aliás, em Gênesis 35 Jacó instrui toda a sua família e seus servos a “livrar-se dos deuses estrangeiros” e adorar somente o Deus de Israel. Além disso, uma vez que as pessoas eram bastante superticiosas a respeito da proteção que esses ídolos ofereciam, ao roubar essas imagens do pai, Raquel também o fez sentir-se “desprotegido”, uma forma de vingar-se do mal que ele havia feito ao marido dela e toda a sua família.
Viu como a gente precisa levar em conta várias coisas? Não dá para “pinçar” um episódio sem prestar atenção no que tem ao redor dele e nas questões da época e da cultura. Algumas passagens realmente são menos claras do que outras, mas, em última análise, nenhuma delas é indecifrável, só requer um pouco mais de esforço e investigação 🙂
Para estudar o texto bíblico em maior profundidade e realmente entender o que está acontecendo, eu recomendo como ponto de partida a Bíblia de Estudo NVT, de onde eu tirei algumas das observações acima. Bons estudos, debaixo da maravilhosa graça divina!
Kisses,
Su