Hello, I.! Essa é uma pergunta interessante. Para entender a resposta, é super importante lembrar que Deus é um só e que, na Bíblia e na história do mundo, ele vai se revelando de forma progressiva. A Bíblia conta para nós uma história. No começo do mundo, antes do pecado, a comunhão entre Deus e os seres humanos era perfeita. Uma vez que o pecado entrou no mundo, esse relacionamento foi seriamente danificado e só poderia ser reconstruído inteiramente por meio do sacrifício de Cristo.
No Antigo Testamento, a história vai se desenrolando para mostrar como Deus ama profundamente os seres humanos e deseja voltar a se relacionar com eles. A gente tem a tendência de ver apenas as guerras e os julgamentos do AT, mas se esquece do relacionamento profundamente pessoal que Deus teve com pessoas como Abraão, Davi, os profetas e tantos outros. No NT, a gente vê uma nova fase dessa história, em que Deus se revela vividamente em Jesus.
O Deus é o mesmo, a revelação vai mudando e, com ela, as interações das pessoas com Deus. Recomendo que você leia a Carta aos Hebreus, que começa assim: “Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, mas, neste últimos tempos, ele nos falou por meio de seu Filho” (Hb 1.1-2). Hebreus vai explicando várias coisas que Deus fez no AT, agora pela óptica da vida, morte e ressurreição de Jesus.
É bom lembrar, ainda, que a gente precisa se aprofundar no contexto histórico e cultural tanto do AT como do NT para entender por que Deus fez certas coisas.
A mensagem total da Bíblia, porém, não varia. Quanto mais você explorar os dois Testamentos, mais você verá o quanto Deus sempre foi e será o mesmo.
Deus amou o mundo e, em sua justiça e santidade, Deus sempre operou também com base em sua graça e misericórdia. O sinal máximo disso é que Deus enviou seu Filho para nos dar vida eterna (Jo 3.16).
Bons estudos para você, amiga. Até a próxima!
Kisses,
Su