Pergunta:

Oi, Su! Espero que esteja bem!!! Obrigada por sua última resposta! Eu estou fazendo terapia há algum tempo, mas a verdade é que eu não estou gostando tanto assim. Eu não me sinto tão amparada no processo, e também não vejo melhora em mim mesma. Sei que é algo que requer paciência, mas não deixa de ser frustrante. Ano passado eu fiz e exames e deu que eu estava com o problema de saúde e que eu precisava melhorar a alimentação. Eu procurei uma nutricionista para me auxiliar, mas a dieta é tão restrita para uma pessoa que estava comendo guloseimas em exceço, e comendo por emoção. Me sinto triste comigo mesma por não conseguir e com medo de que a situação da minha saúde piore. Isso tem sido assunto na terapia, mas parece que o psicóloga não se importa tanto. Ela me diz sempre que eu preciso fazer as coisas e cuidar de mim, mas não diz como… além disso, falar é fácil kkkk! Eu realmente me importo com a minha saúde, só não consigo agir. Não sei o que fazer, Su. Isso está me deixando mal que as vezes até choro. São tantas coisas…na última vez que escrevi, falei como gostaria de estar num relacionamento, porque eu realmente me sinto sozinha. Mas também quero ter amizades, lá na igreja que eu faço parte, eu sempre fui a isolada, sem amigos, e depois que o pastor faleceu a igreja mudou demais, e eu não tenho me sentido bem lá como antes. São várias coisas que estão acontecendo, por exemplo, uma coisa: agora o pessoal da mídia fica com a câmera em cima das pessoas o culto todo, e quem não gostar, precisa comunicar. Não gostei disso, eu não gosto de ser filmada, não posto nada no Instagram porque não faz sentido pra mim, e num momento tão espontâneo de adoração, as pessoas querem filmar e fotografar, eu me sinto muito mal. Queria mudar de igreja, mas me preocupo se isso é o certo a se fazer. Mas eu gostaria muito de ter comunhão, de conviver com pessoas, de me sentir parte da igreja. O que você me aconselha, Su? Por mim, tem um rapaz na faculdade, ele é educado, cristão, bonito haha, e eu acho ele super interessante, num sentido romântico mesmo. Eu falei poucas vezes com ele, ele foi atencioso comigo, mas foi só isso. Eu queria me aproximar, mas não sei como e tenho medo de que ele não goste ou me ache oferecida. E também porque ele é lindo, e eu tenho umas questões com a minha autoestima. É isso, Su! Obrigada! Que Deus te abençoe! <3 C.

Resposta da Sú:

Hello, C.! Sempre fico feliz de encontrar você por aqui J

Com base no que você descreve, essa é uma fase de oportunidades em sua vida, de possíveis mudanças para melhor, mesmo que as coisas pareçam meio enroladas. Vou explicar.

Primeiro, quanto à psicóloga, só porque você começou a terapia com uma pessoa, não significa que essa é a profissional certa para dar continuidade ao seu tratamento. Eu sei que pode ser meio chato e até meio assustador mudar de terapeuta, mas, às vezes, é o melhor para que você possa avançar na próxima etapa. Digo isso por experiência própria. Eu convivo com um transtorno alimentar há vários anos. Agora está bem controlado e tranquilo, mas para chegar nesse ponto, eu precisei receber ajuda de uma terapeuta e uma nutricionista especializadas em TA. Foi suuuper produtivo o trabalho que elas fizeram, e coloco em prática até hoje muitos dos saberes que elas me transmitiram. Eu não me lembro mais em que cidade você mora, mas se quiser me contar, posso pesquisar para você terapeutas que tratem especificamente dessa interação de questões psicológicas (tipo, ansiedade) e alimentação. Que tal?

Segundo, não existe nada na Bíblia e nenhuma regra que diga que é errado mudar de igreja. Vai depender de vários fatores. Por exemplo, é errado ficar procurando uma igreja que só prometa alegria, prosperidade, vida tranquila e que não ajude você a crescer na caminhada com Cristo. NÃO é errado buscar uma comunidade de fé em que você se sinta aceita, acolhida, respeitada e em que você receba boa instrução bíblica e tenha oportunidade de servir a outros. NÃO é errado você buscar um ambiente em que você se sinta à vontade para prestar culto ao Senhor com tranquilidade. Eu também acho super inapropriada essa coisa de ficar filmando e fotografando momentos pessoais de adoração só para jogar nas redes sociais depois como forma de divulgação.  Meu conselho é que você considere seriamente a possibilidade de procurar outra igreja – uma comunidade verdadeiramente bíblica, que lhe transmita receptividade e, quem sabe, onde você possa fazer novas amizades.

E, terceiro, por que não procurar fazer amizade com esse rapaz da faculdade? Educado, cristão e bonito ainda por cima! kkk. Falando sério, puxar conversa e tentar conhecê-lo melhor como amigo não tem nada de errado. Você é linda (porque Deus a criou e tudo o que Deus cria é excelente), você é inteligente, você me parece ser articulada e sensível. Não importa o que diga sua autoestima, essas qualidades são presentes de Deus. Peça ajuda dele para reconhecê-las e aceitá-las. E dê um passinho aqui e outro ali para cultivar essa amizade. Vá com calma, pedindo que Deus mostre como se aproximar desse rapaz sem pressa e sem pressão, mas também com iniciativa. Deus gosta de nos ajudar nessas questões. De novo, falo por experiência própria, pois fui eu que puxei conversa com o rapaz incrível que hoje é meu marido J

Viu só? Embora essa seja uma fase um tanto desafiadora, com coisas que talvez pareçam não estar dando certo, também é um tempo de entregar isso tudo para Deus e tomar algumas providências, crendo que ele vai guiar você para o próximo capítulo e que há coisas boas pela frente! Confie nele.

E volte depois para contar como as coisas estão se encaminhando. Até a próxima, amiga!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.