Hello, A.! Estava aqui relendo com calma as seis questões que você colocou e uma coisa fica bem clara para mim: do jeito que está, não dá nem para sonhar em casar no futuro próximo.
Para começar, qualquer relacionamento de compromisso (noivado e, mais ainda, casamento) precisa ser baseado em confiança total de ambas as partes. Para que isso aconteça, ambas as partes precisam se mostrar dignas de confiança – ou seja, ser abertas, honestas, sempre, sempre, sempre dizer a verdade. Não vejo isso acontecendo no seu relacionamento. Seu noivo não é honesto nem confiável. Isso tem gerado uma dinâmica doentia, em que ele mente, você desconfia, aí você vigia, olha as coisas dele em segredo, etc. Tudo isso é triste demais para vocês dois. Um casamento que começa com essa base só pode terminar em tragédia. Vi isso acontecer muitas vezes e não desejo nada desse tipo para ninguém!
Além do mais, com base no que você relata, vocês dois têm prioridades e objetivos diferentes. Se você prioriza Deus, igreja e ministério, mas seu noivo não quer saber dessas coisas, como vocês vão caminhar juntos? Você está andando em uma direção e ele está andando na direção oposta! O fato de vocês não poderem caminhar juntos espiritualmente é muito sério e muito preocupante. Mesmo que vocês acertem as outras partes do relacionamento, se vocês não tiverem sintonia nesse aspecto, seu casamento sempre vai ser menos do que poderia. Você vai se contar com pouco.
Além disso, não adianta você casar com a expectativa de que seu noivo vai mudar ou de que você vai conseguir convencê-lo a ser mais honesto ou ter um relacionamento com Deus. Isso não existe. Todos os casais que eu vi que iniciaram o casamento com essa ideia de que “as coisas vão melhorar com o tempo”, tiveram um fim triste.
Eu sei que estou lhe dizendo coisas extremamente difíceis. Mas, meu objetivo é colocar aqui, por escrito, aquilo que eu imagino que já tenha passado por sua mente: do jeito que está, não dá. Se não houver graaaaaandes mudanças no relacionamento de vocês, um casamento está fora de questão (a menos que você queria sofrer um monte para o resto da vida).
É absolutamente essencial que você traga essas questões para seu noivo de forma bem clara, bem objetiva e decisiva. É possível que isso signifique o fim do relacionamento de vocês. Se ele já terminou com você por bobagem, isso é um péssimo sinal. Mostra que não existe o compromisso e a fidelidade necessários para sustentar um casamento. Mas, o fim de um relacionamento desse tipo, por mais doloroso que seja, pode poupar vocês dois de uma vida inteira de angústia, atormentando um ao outro. Deus, com certeza, não quer isso para a vida e o casamento de ninguém.
Portanto, amiga, pense muuuuito seriamente em tudo que lhe falei e que muito provavelmente já está em seu coração. Peça direção clara de Deus para colocar todas as cartas na mesa com seu noivo: sua desconfiança, a falta de honestidade dele, a falta de compatibilidade espiritual entre vocês e tudo mais que você achar importante. Peça para Deus lhe dar muita coragem, bem como a atitude e as palavras certas. E não enrole! Quanto antes você tiver essa conversa, melhor para vocês dois.
Confie que Deus lhe dará clareza e direção. Ouça a voz Dele acima de suas emoções e saiba que os planos Dele para você são de paz, de uma vida plena e cada vez mais próxima Dele.
E, se quiser conversar mais, estamos à disposição!
Kisses,
Su