Pergunta:

Su estou começando a ficar preocupada com a minha igreja… Sabe, eu cheguei a comentar q na época da eleição, o pastor fez do púlpito palanque político e tudo mais. E eu sinto dentro de mim q depois disso as coisas mudaram, como se a igreja não fosse mais a mesma, a palavra não fosse mais a mesma. Porque quando eu decidi ir pra lá eu sinto q era diferente. Veja bem, no momento eu não pretendo sair de lá, eu não teria pra onde ir e apesar de tudo eu gosto de lá.
Mas ultimamente têm se tornado mais frequente questões como teologia da prosperidade. Acho q era algo q já tinha lá, mas foi se tornando mais forte e u comecei a perceber mais sobre isso. Muitas pregações são só sobre acessar “portais de bençãos”, de conquistar bens materiais… E essa semana dois cultos o tema da pregação foi sobre dinheiro. Prosperidade ligada ao dinheiro. E o pastor fala coisas como “Quem não trabalha não tem que comer”, e por isso ele não gosta de ajudar pessoas pedindo na rua (e ele tem muito dinheiro! faz viagens internacionais umas 6 vezes no ano). Ele diz tbm que “quem tem mais dar ao q tem menos” é coisa de comunismo, pq Deus é justo e não gosta de igualdade. E várias coisas sabe, promessas de bençãos financeiras, muitas vezes baseadas em quem contribui com ofertas. E por aí vai, entre outras coisas sabe. Às vezes eu sinto que eles estão oferecendo tudo, menos Jesus e a Salvação em si. E eu não sei o que pensar e como lidar com isso tudo. Ah e tem uma coisa q eu andei pensando, eu não sei se comentei, mas quase fui ungida ao diaconato ano passado. Disseram q esse ano vão me ungir, mas eu estou pensando em não aceitar por enquanto, eu vou continuar como cooperadora. Mas não sei se gostaria de ser ungida e sentir q estou compactuando com teologia da prosperidade, e comentários que inferiorizam pessoas mais pobres (até pq eu sou pobre). Qual sua opinião sobre isso? L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Muito triste essa situação que você descreve em sua igreja! Você realmente não tem outra igreja para participar? Eu sei que foi difícil se enturmar onde você está, mas ambientes como esse que você descreve são tóxicos. Em longo prazo, podem fazer mal para seu relacionamento com Deus. Se não existe mesmo nenhuma igreja verdadeiramente bíblica e séria onde você mora, e se, depois de muita oração Deus lhe mostrar claramente que esse é o lugar onde você deve ficar por enquanto, meu conselho é que você não aceite ser ungida como diaconisa. E, ser perguntarem o motivo, aproveite para dizer tudo o que você falou para mim. É muito difícil ser parte de uma comunidade de fé (e exercer um ofício tão importante quanto o diaconato) sem poder ser autêntica.

A teologia da prosperidade e a insistência em trazer a política para o púlpito são alguns dos piores males que estão assolando nossas igrejas hoje. É isso que eu penso. São duas coisas contrárias a muitas instruções bíblicas e contrarias ao espírito de Cristo. Uma terceira coisa inteiramente oposta ao evangelho é o desinteresse, o descuido e a insensibilidade para com os pobres. Nenhuma igreja é perfeita (óbvio!), mas algumas estão se afastando cada vez mais do ideal de Cristo. Fuja disso, amiga!

Se você ficar onde está, meu conselho é que você intensifique ainda mais o estudo pessoal da Palavra. Leia a Bíblia (especialmente os Evangelhos) e tenha Cristo como seu exemplo claro sempre. Compare tudo o que você ouvir na igreja com aquilo que a Bíblia diz (isso é algo que todos nós devemos fazer, não importa que igreja frequentemos). Busque continuamente sabedoria e discernimento de Deus. E continue a ter sempre bem claro em sua mente que prosperidade, politicagem e desprezo pelos pobres são coisas contrárias ao coração de Deus. E, se possível, não desista de procurar outra comunidade de fé.

Que o Senhor abençoe e guarde seus pensamentos e seu coração!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.