Pergunta:

Olá, acompanhei umas perguntas aqui e queria fazer um desabafo/questionamento.
Eu já tenho 22 anos e sou virgem. Sou cristã desde q nasci, e participo ativamente na igreja. E meio q sempre me esforcei para ter uma postura “correta” (digo “correta”, pq afinal somos todos pecadores né). Mas assim, um tempo atrás eu namorei, o garoto não era da igreja mas ele meio que ainda tinha princípios cristãos sabe, não sei se isso faz sentido. Daí tinha momentos q a gente cedia e enviava nudes, e tinha umas conversas mais picantes e tal. E a gente até fantasiava de ter relações e tal. Só q nunca rolou, primeiro pq nunca tivemos momentos a sós, e tbm eu confesso q parte de mim sempre teve medo de fazer sexo e dar errado e ser punida por Deus e ficar grávida. Aí nn namoro mais. E tb eu não sinto atração por alguém sem estar apaixonada sabe. Mas confesso q tenho a curiosidade de perder a virgindade. Mas ao mesmo tempo, eu não faria isso com qualquer pessoa, eu teria q confiar muito. E também como eu disse, eu ainda teria medo sabe, medo de dar errado, de engravidar. Essas coisas todas. E tem um problema é q eu não quero casar, pelo menos não por agora, não tenho esse desejo sabe. Então eu não sei muito bem como lidar com essa questão de desejo e curiosidade, pq sei q não devo me entregar pra qualquer pessoa e nem quero isso, mas não quero casar, e consequentemente sei q é melhor nn entrar em um namoro sem propósito. Aí eu não sei como lidar com isso. E eu sei q não é motivo de vergonha, mas às vezes me sinto um pouco pra trás, atrasada, por não ter tido esse tipo de experiência. / Ah também tem uma coisa que fica na minha cabeça. É q (não julgando) mas eu conheço muitas pessoas q se afastam da igreja e começam a fazer várias coisas que acredito que não convém. Como se elas se revoltassem e tudo mais. E aí eu penso que tipo eu jamais sairia da igreja pra fazer coisas erradas, pois sei que Jesus vale muito mais a pena e não quero me afastar dele. Mas confesso que tem coisas q eu gostaria de experimentar, como a questão q falei na outra pergunta, na verdade acho q seria praticamente a única coisa q eu tenho mais curiosidade. E eu sei q tudo isso parece confuso, mas eu queria de certa forma que fosse possível, por exemplo, eu ter essa experiência sem me afastar de Deus, da igreja, das coisas. Tipo, que isso não mudasse meu relacionamento com Deus. E eu sei q não funciona assim, como disse sei que seria errado. E como eu disse, eu nunca faria isso com qualquer pessoa. Provavelmente só com um namorado q eu confiasse muito, mas também sei q não devo namorar pq como expliquei não quero casar tão cedo. Aí às vezes eu fico pensando que eu deveria ter perdido logo com meu ex, ou que eu queria encontrar ele de novo e fazer com ele. Enfim é uma bagunça eu sei, mas é que às vezes passa isso na minha cabeça. G.

Resposta da Sú:

Hello, G.! Entendo seus questionamentos, seus medos e seus desejos. Embora você tenha nascido em família cristã, não significa que você “nasceu cristã”. Mas, significa que você foi educada com um conjunto de valores e instruções compatíveis com o cristianismo. Eu queria voltar seu foco, porém, para algo que vai além desses valores: para seu relacionamento pessoal com Deus. É a partir desse relacionamento que a gente precisa desenvolver nossa visão de mundo e fazer nossas escolhas. Tenho impressão de que talvez você veja Deus mais como juiz (que castigaria sua decisão de fazer sexo antes do casamento) do que um Pai/uma Mãe que ama você profundamente, que quer lhe mostrar a melhor forma de viver para alegar o coração dele – e o seu também. Quando a gente entende o cristianismo como um conjunto de regras, é muito natural a gente sentir esse conflito que você expressa. Por um lado, fica aquela sensação de que estamos perdendo coisas maravilhosas que todos já experimentaram. Por outro lado, tem o medo de que seremos castigadas por um Deus severo.

Queria convidar você a ler uma conversa que tive esses dias com outra menina e que tem a ver com seu dilema: https://www.faithgirlz.com.br/oi-su-obrigado-por-responder-sobre-essa-questao-da-virgindade-e-os-pais-estava-rolando-aqui-uma-conversa-de-que-a-adolescente-que-perde-a-virgindade-alem-de-estar-pecando-por-ela-propria-tambem-es/

Você está certíssima de esperar para ter sexo dentro de um relacionamento de intimidade e compromisso profundos em todas as áreas (e, de preferência, para o resto da vida!). Você está abrindo mão de prazeres Imediatos e mais superficiais para ter prazeres mais completos adiante. Mas é super importante você entender que está fazendo isso porque essas são as “regras”, mas porque, se você tem um relacionamento de amor e confiança em Deus. Você sabe que ele quer o seu bem e, portanto, esperar não é simplesmente algo que a gente faz porque é cristã. É algo que a gente faz como parte do nosso relacionamento maior e mais importante com Deus – na certeza de que, no momento certo, nossa curiosidade e nossos desejos serão satisfeitos de maneiras que a gente nem é capaz de imaginar 🙂

A gente sempre vai ter que conviver com algumas tensões (tipo, ter vontade de transar, mas não querer casar logo). Deus sabe disso. Ele vê e entende. Ele olha para nós com carinho e quer nos ajudar nessas tensões. Até os pensamentos e sentimentos parecem mais confusos para nós, ele entende claramente. Portanto, amiga, meu conselho é que você continue a apresentar essas questões para Deus, pedindo muita sabedoria, clareza, paciência e direção dele. Deus é o maior interessado em ajudar você nessas questões. Não tenha medo de se aproximar de Deus com todos os seus questionamentos. Ele não está avaliando você e anotando pontos positivos/negativos. Nós vivemos pela graça, com ajuda do Espírito. Não precisamos negar nossos desejos, mas também não precisamos agir de imediato em função deles. Podemos apresentá-los para Deus e perguntar: “E agora, o que eu faço?”. E posso lhe dizer por experiência própria que Deus e atende essas orações com imenso carinho! Confie nele!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui.

Até a próxima!

Kisses,

Su

su.me sinto tão triste, me sinto menos.ele me trata mal quando eu choro, não gosta de me ver chorando. E é só eu e Deus. S.
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.