Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Esse é um assunto bem interessante, a respeito do qual existe muitas ideias equivocadas. Infelizmente, as pessoas (muitas vezes dentro da igreja) misturam muito a ideia de amor próprio com egoísmo, narcisismo, orgulho, etc. Mas isso tudo não é amor próprio. Pelo contrário, essas coisas são sinal de que a pessoa não se ama e que não entendeu o amor de Deus por ela.

A Bíblia diz que nós amamos (inclusive a nós mesmos) porque Deus nos amou primeiro (1João 4.19). Ou seja, toda definição de amor – por Deus, por nós e por outros, precisa vir de nosso relacionamento com Deus. À medida que andamos perto de Deus, vamos descobrindo, na prática e de forma bem arraigada em nosso interior, como é o amor dele por nós: incondicional, cheio de graça, misericórdia e bondade, pronto a nos corrigir quando necessário, mas de forma gentil e proveitosa. Para que isso aconteça, temos que passar tempo com Deus – conversar com ele, buscar o que ele nos diz na Bíblia, procurar boas fontes de ensino bíblico e pessoas que andam com ele de forma sincera e equilibrada.

Quanto mais vamos aprendendo sobre esse amor divino, mais vamos descobrindo como devemos amar a nós mesmas – ser gentis e compassivas conosco mesmas, buscar melhorar no que for necessário (com ajuda do Espírito), ser pacientes e bondosas conosco mesmas quando errarmos e procurar aprender com nossos erros. Cuidar das emoções, da mente e do corpo sem ansiedade, confiando que Deus vai nos mostrar, um paz de cada vez, como agir. Enquanto você pensar que Deus é julgador e severo com você, também vai tratar a si mesma de forma julgadora e severa – o que não produz nenhuma mudança.

Ao confiar que Deus a ama de modo infinito e incondicional e agir de acordo com essa verdade, você vai começar a perceber mudanças de pensamento, de atitude e de ação que lhe darão um amor próprio equilibrado e ajudarão você a amar outras pessoas também. Mas, tudo isso é um processo contínuo, para a vida toda, realizado por obra do Espírito. Nossa parte e buscarmos a Deus e nos colocarmos à disposição dele, pedindo que ele nos dê todo o necessário.

Confie que Deus pode ajudar você a amar a si mesma como ele a ama e que ele pode lhe mostrar como colocar esse amor em prática 🙂

Até a próxima!                                       

Kisses,

Su