Hello, S.! Começando do final, muito obrigada por suas palavras carinhosas. Fico muuuito feliz de saber que o Pergunte à Su tem ajuda você. Tem uma equipe incrível que trabalha para manter essa iniciativa e a gente se alegra de ver bons resultados e, especialmente, de encontrar amigas como você aqui 🙂
Ok, agora quanto a sua dúvida sobre como perceber a direção de Deus. Uma coisa que eu vejo em minha vida é que Deus sempre responde a essa oração por direção e, com frequência, de uma forma diferente do que a gente imagina. Ele não coloca uma placa com a resposta piscando na nossa frente (kkk) e, na grande maioria das vezes, não manda ninguém com uma mensagem dele. Mas, ele vai encaminhando nossas circunstâncias e até nossos pensamentos para o rumo certo. Uma coisa que me ajuda é, em atitude de oração, anotar em um papel todas as vantagens e desvantagens de cada decisão. No seu caso, você fez um pouco disso ao explicar sua situação, mas faça de modo mais detalhado, tentando imaginar o que seria positivo ou negativo se você ficar no curso de teatro ou não, fizer o curso técnico ou não, e assim por diante. Às vezes, pelo menos para mim, Deus usa exatamente esse processo de anotar as coisas para ir me dando clareza. Outra coisa que ajuda é fazer isso junto com outra pessoa. A meu ver, se você tiver liberdade, seria ótimo você pesar essas decisões junto com seus pais ou com outra(s) pessoa(s) mais experiente e de sua confiança – alguém que conheça você bem e que vá entender os detalhes e as implicações de suas circunstâncias e de suas decisões.
Não sei exatamente como Deus vai lhe mostrar o caminho, mas sei, com certeza, que isso vai acontecer. Quando olho para trás e vejo as decisões difíceis que tive que tomar em algumas etapas (algumas parecidas com a sua neste momento), vejo que Deus conduziu circunstâncias, fechou portas, encaminhou meus pensamentos para outras direções e colocou pessoas que me ajudaram a enxergar novas possibilidades. Eu não quero sugerir nada em relação aos itens que você apresentou, mas quero incentivar você fortemente a continuar orando, continuar lendo a Bíblia e continuar esperando confiantemente que, na hora que realmente precisar, Deus vai ajudá-la a fazer a escolha certa.
Por fim, só queria deixar com você a ideia de que, quando a gente pede sabedoria, Deus ouve e atende. Mas, isso não significa que tudo vai dar certo depois. Pode acontecer de Deus encaminhar você para você um curso e, então, você descobrir que não era aquilo que você queria (ou algo dar errado ao longo do curso). Isso não significa que você tomou a decisão errado. Deus sabia que você precisaria daquela experiência para aprender algo. Se isso acontecer, continue a buscar direção, crendo que ele mostrará o próximo passo (muitas vezes, ele só mostra um passo de cada vez) e conduzirá você para tudo o que ele já preparou para sua vida! E saiba que esse é um processo que vai se repetir ao longo da vida inteira e que pode ser uma oportunidade incrível de a gente se aproximar cada vez mais de Deus. Aproveite!
Acabei de orar, pedindo a Deus que conduza você nesse momento. Depois conte como foi.
Até a próxima!
Kisses,
Su