Pergunta:

Su, tem uma colega na minha facul que no início eu gostava bastante, e começamos a ficar + próximas junto c nosso grupinho c mais 4 meninas que também adoro.
E eu finalmente me senti confortável e livre pra ser eu mesma, meio doida e extrovertida kkkkk
Mas de uns dias p cá ela começou a me tratar diferente (n é tão nítido pq começou a ser gradativamente, de pouco em pouco, e parecia até ser da minha cabeça, pensei que era o jeito dela, mas hoje, tava gravando um vídeo e na hora ela tava conversando com a amiga nossa e eu perguntei algo e ela ficou olhando p cara dessa nossa amiga e n respondeu, e eu toda feliz lá c elas filmando; depois fiz outro vídeo, perguntando uma coisa ela mandou eu deixar ela falar rindo, pq eu teria “atrapalhado”? Enfim, fiquei me sentindo mal na hora, pq eu sou bem animada (esse é o meu jeito) e quando eu me senti verdadeiramente confortável pra ser eu mesma com elas… E a impressão que eu sinto é como se ela achasse que eu me sentisse superior ou mais “legal” não sei, nada do que tô pensando é de fato a verdade, mas isso que penso. Ela me troca por outras pessoas, e quando chamo ela pra sentar perto de mim, ela nunca vai, enfim… fica chamando a atenção toda do grupo pra mim, enfatizando o tempo todo quando tem oportunidade. E eu sou animada mas não gosto de ser o “centro das atenções” de ter toda atenção voltada pra mim, mas relevo. O que faço?? Na sala é bem complicado ter outras amizades, pq todos já tem o grupinhos só tem uma amiga minha que tá meio sem grupo, anda com várias pessoas, mas não anda com a gente. Enfim, não quero me afastar dela (pq eu iria me afastar das outras também) e ficar sozinha ou com alguém que eu não me sentisse confortável pra ser eu mesma(mesmo que as vezes eu fique desconfortável com ela por causa disso) eu entrei faz pouco tempo, e é tudo muito novo pra mim, mas só de pensar nisso fico desesperada, já sofri muito com amizades e não quero passar por coisas ruins de novo. E não quero comentar isso c outras pessoas, me ajuda Su por favor!! L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Entendo sua perplexidade. Como você disse, ainda é tudo muito novo para tirar conclusões finais. Minha sugestão (eu sei que não é fácil) é que você continue a ser você mesma, ainda que essa menina às vezes lhe causa desconforto. Procure não mudar suas atitudes, seu jeito de interagir com outros, em função dela. É possível que as mudanças que você percebeu nela não tenham nada a ver com você. A gente não sabe o que está acontecendo em outras áreas da vida da pessoa e como isso acaba se refletindo na forma que ela nos trata. Não acredito que seja só coisa da sua cabeça – a gente percebe quando há mudanças. Mas, creio que seja melhor para você não ficar especulando demais, tentando entender tudo o que essa colega faz. Aliás, esse é um ponto importante para evitar outras experiências ruins: existe uma grande diferença entre colega e amiga. Só porque a gente passa tempo todos os dias com algumas pessoas, não significa que tem, verdadeiramente, um relacionamento próximo com elas. Amizade é uma coisa que a gente constrói devagar, ao longo de vários meses e até anos. É possível que você passe a faculdade toda com as mesmas pessoas e que elas não se tornem verdadeiramente suas amigas para o resto da vida. E também é possível que, com o tempo, você desenvolva com um ou duas dessas pessoas uma amizade verdadeira. Os relacionamentos autênticos são poucos e preciosos. São presentes de Deus para nós, que ele nos dá no tempo e do jeito dele. Nossa parte é estar abertas para isso, mas com certa cautela e sabedoria, que Deus nos dá quando pedimos. Resumindo, peça ajuda de Deus para continuar a ser autêntica em suas interações, para simplesmente observar como as coisas se encaminham e para ter calma, paciência e prudência enquanto esses novos relacionamentos vão tomando forma. O tempo mostrará mais claramente algumas coisas.

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.