Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Pode ser carência, mas também pode ser apenas uma fase em que você está “apaixonada pela paixão”, pelo sentimento legal que vem de gostar de alguém, mais do que apaixonada pela pessoa em si. Entende a diferença?

Se realmente é carência, significa que talvez você não esteja recebendo afeto em outras áreas de sua vida, especialmente de sua família. A gente não pode obrigar as pessoas a nos darem afeto, mas a gente pode sinalizar para elas que sente falta delas. Por exemplo, se você não conversa muito com seu pai, se ele não passa muito tempo com você, mande uma mensagem para ele dizendo que gostaria de sair com ele de vez em quando, ou de bater um papo com ele. Essa é sua parte na história: expressar (de modo tranquilo, numa boa) para as pessoas mais próximas ao seu redor aquilo que você sente que está precisando. O resto é com Deus. Ele sabe exatamente do que a gente precisa e promete suprir todas as nossas necessidades no tempo e do jeito dele (que às vezes são diferentes do nosso). Passe tempo com Deus, aprofunde seu relacionamento com ele. Conte para ele tudo o que está em seu coração. Agradeça pelas coisas boas, peça ajuda com as coisas difíceis e leia as muitas mensagens de amor que Deus deixou escritas para você na Bíblia. Deus é a fonte de tudo o que há de bom. Quanto mais tempo a gente passa com ele, mais a gente o conhece e mais a gente pode confiar que ele cuidará de nós em todas as coisas.

Uma boa forma de aprofundar seu relacionamento com Deus é por meio leituras que falem sobre ele. Abaixo, tenho três sugestões para você. Dê uma espiada:

E, quanto a criar expectativas (boa pergunta, aliás!), é importante entender que a gente não controla os sentimentos dos outros e, portanto, não pode esperar que eles nos deem aquilo que a gente quer. Quando a gente se interessa ou se apaixona por alguém, é natural ter alguma esperança e ficar imaginando como será se der certo. O importante é não alimentar demais esses pensamentos. Eu sei que é difícil, mas quanto mais expectativas e esperanças a gente desenvolve, maiores podem ser as decepções. O melhor é apresentar isso tudo para Deus. Conte para ele as expectativas que você tem em relação a esta ou aquela pessoa e peça para ele ajudar você a não passar da medida. Deus tem um jeito muito legal de ajustar nossos pensamentos e sentimentos e nos dar equilíbrio quando nos colocamos nas mãos dele! Faça essa experiência. E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

Até a próxima!

Kisses,

Su