Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Bem-vinda de volta, amiga! 🙂

Respondendo em ordem inversa, kkk. Eu estou ciente dessa questão dos links com o blog De Papo com a Su, mas ainda não sei como resolver, pois tive problemas com o servidor do blog, perdi conteúdo e não tenho tempo de “reconstruir” tudo. Enfim, por enquanto, o mais importante é todo mundo que vem aqui saber que, se não conseguir encontrar uma resposta ou se tiver problema com um link, é só fazer a pergunta novamente que eu respondo novamente aqui mesmo no Pergunte à Su com o maior prazer! Estamos à disposição!

E, quanto a sua dúvida sobre casamento entre primos, o termo hebraico usado em Levítico 18 se refere a “parentes”, o que, obviamente, inclui primos. Muito antes de nós termos conhecimento dos vários problemas genéticos que têm probabilidade um pouco maior de ocorrer no casamento entre primos, Deus já sabia! A meu ver, ele deixou essa instrução para evitar que esse tipo de problema no meio de seu povo.

Durante muito tempo, foi cultural e socialmente aceitável casar-se com primo. Na família da minha mãe, por exemplo, esse tipo de casamento ocorreu em duas ou três gerações seguidas. Como resultado, houve problemas hereditários de saúde física e mental, alguns deles bem sérios.

A meu ver, se primos desejam se casar e ter filhos hoje em dia, o melhor a fazer é consultar-se com um(a) geneticista para fazer diversos exames (são caros, mas dão muitas informações importantes) e entender quais podem ser possíveis complicações.

Outra dificuldade de namorar primos é que, se o relacionamento dá errado, às vezes gera situações constrangedoras/desagradáveis caso você tenha que encontrar sempre com a pessoa em festas, reuniões de família, etc. O que poderia ter permanecido para o resto da vida como uma boa amizade entre parentes acaba se estragando por causa de um namoro que não deu certo.

Não são totalmente contra esse tipo de relacionamento, mas acho que ele precisa ser muuuuito bem pensado. E, obviamente, temos de buscar muita direção e sabedoria de Deus, como em qualquer outra situação.

Que Deus continue a abençoar suas leituras e estudos da Palavra. E apareça sempre que quiser!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.