Pergunta:

Su, preciso de um conselho… Em algumas de nossas conversas eu disse que fui abusada sexualmente em 2018, não houve penetração, mas aconteceu muita coisa ruim como penetração dos dedos, lambidas nos seios e etc. Na época denunciei assim que aconteceu. E hoje chegou a notificação de que o juiz vai absolver o acusado porque pelo que li é uma palavra contra outra sem algo consistente como o sêmen daquele homem nojento, entende? Esse homem é casado, na época já era casado, e eu saí como a mentirosa na igreja que frequentava pq todos acreditavam nele e não em mim. E agora com esse desfecho me sinto mais uma vez desacreditada, a justiça não foi feita e eu tô arrasada pq ninguém mesmo acredita em mim, na minha história. O pior que esse homem se diz cristão, frequenta igreja e tals, mas eu acredito que se de fato alguém se tornou cristão depois de tudo que fez deveria assumir as coisas erradas e pagar por isso. Pq ele nega tudo? Por medo?! Mentirosos não vão para o céu! E pq Deus não deixou que a justiça fosse feita? Acho tudo isso muito injusto e sei que ele vai esfregar na cara de todos que conseguiu provar a inocência sendo que ele não é. Meu mundo tá de cabeça pra baixo. Logo agora que vim visitar meus pais aqui na mesma cidade do homem nojento que fez isso comigo. É, depois que tudo aconteceu eu me mudei pra casa dos meus avós ainda mais que fica próximo do meu namorado, mas não sei se vou ficar lá… E se eu quiser voltar pra casa e namorar a distância?! Como vou viver sendo que todos vão me julgar aqui? Lembra que eu te contei que encontrei meu abusador nas eleições?! Vai ser sempre assim agora, ter que esbarrar com ele talvez. Os traumas do abuso continuam, mas isso a gente pode conversar depois Su. Na verdade, eu só quero saber o pq disso tudo? Pq Deus que é justo não fez justiça? Pq eu tenho que sofrer tanto assim? A.

Resposta da Sú:

Hello, A.! Fico muito triste de saber que, além de todo o abuso que você sofreu, ainda esteja passando por tamanha injustiça. O que seu advogado diz? Muitas vezes, é possível entrar com recursos para reexaminar a decisão do juiz.

De qualquer modo, eu copio abaixo um texto que escrevi exatamente sobre esse assunto. Leia e, se quiser, volte aqui para conversamos mais. Pedindo a Deus que console seu coração e lhe mostre a bondade dele de novas maneiras!

POR QUE DEUS PERMITIU?

Olá, minha amiga!
Escrevo estas palavras para você em 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Se você, como eu, foi vítima desse tipo de violência, é muito provável que tenha se perguntado: Por que Deus permitiu? Se Deus é bom, por que ele não fez nada? Será que ele existe?

Vamos começar do final:

Sim, Deus existe. Se você pedir com sinceridade, ele lhe mostrará, de um jeito muito pessoal, que ele existe e ele se importa profundamente com você.

Sim, Deus é bom. Ele diz isso para nós em várias partes da Bíblia, a carta de amor dele para você e eu. E ele não mente. Veja Êxodo 33.19; Salmos 33.5 (onde também diz que ele é justo); Salmos 119.68; Isaías 63.7. E ele mostra a bondade dele para nós.

Uma vez que essas duas coisas básicas estão bem claras em nossa mente (Deus existe e ele é absolutamente bom), fica um pouco menos difícil tratar das outras questões.

Precisamos entender que vivemos em um mundo que fugiu do script de Deus. Todos nós fomos criados com liberdade de tomar decisões. E, por vezes, as decisões maldosas de outros nos ferem profundamente. Aqueles que deveriam nos proteger e nos amar, cometem violência contra nós. Ou fazem de conta que não sabem de nosso sofrimento. Fecham os olhos para não precisar tomar providências. Ou nem sequer suspeitam das coisas indescritíveis que acontecem por trás de portas fechadas, por trás de máscaras de respeitabilidade e fotos de famílias sorridentes. Mas Deus sabe. Deus vê. E, no tempo dele, que é sempre o tempo certo, Deus coloca tudo em ordem.

Por que Deus permitiu? Se Deus é bom, por que ele não fez nada?

Não existem respostas simples para essas perguntas. Aliás, nenhuma pessoa pode lhe dar essas respostas.

Mas, eu lhe garanto uma coisa: Se você perguntar para Deus, se você estender sua mão, ele a envolverá em um enorme, apertado, carinhoso e eterno abraço. E ele responderá com um sussurro em seu coração, de um jeito que só você entenderá. Pergunte para Deus. Ele responderá.

Eu sei disso porque ele me respondeu.

E, quando ele revelar a bondade, o amor e o cuidado dele por você nessa resposta, você poderá dizer como José (um adolescente que sofreu coisas terríveis nas mãos da família dele): “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem” (Gênesis 50.15).

Pessoas ao meu redor traíram minha confiança, me feriram e deixaram marcas profundas. Mas Deus transformou tudo isso em bem. E ele pode fazer o mesmo por você. É um processo – mas ele é real.

A violência cometida contra nós nunca vai ser apagada. Mas ela pode ser transformada. Ela não precisa definir nossa identidade, nossas escolhas, nosso futuro.

Do meio dessa feiura toda, Deus ainda tem uma história linda para contar em sua vida. Confie nele!

Com o tempo, você poderá dizer comigo palavras como as de Salmos 30.11-12:

Deus, o Senhor transformou o meu choro em dança alegre, afastou de mim a  tristeza e me cercou de alegria. Por isso, não ficarei calada, mas cantarei louvores. Senhor, meu Deus, eu lhe darei graças para sempre!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.