Hello, L.! Vou começar a responder sua pergunta com algumas outras perguntas, kkk. O que a levou a ter contato com esse caso (que, aliás, é antigo)? Você lê/assiste muita coisa desse tipo? Qual é seu interesse em refletir sobre essas questões?
Considere suas perguntas extremamente válidas, mas me preocupa imaginar que talvez você gaste tempo em contato com conteúdos que não contribuem para seu bem-estar e sua saúde mental. Nossa “dieta” na internet afeta consideravelmente nosso universo de pensamentos. Por isso, precisamos filtrar muito o que vamos deixar entrar em nossa mente. Pense nisso, ok? Avalie quanto tempo e energia você gasta com temas como esse.
E, não tenho uma resposta pronta para sua dúvida. Primeiro, ore para que você nunca se veja em um dilema desses. Ore pelas pessoas que estão em situação parecida. E, se algum dia você ou alguém ao seu redor tiver de tomar uma decisão desse tipo, confie que Deus dará a sabedoria e direção necessárias. Ele promete conduzir aqueles que buscam a orientação dele. A meu ver, portanto, é improdutivo gastar muito tempo se angustiando com dilemas desse tipo, pois você não tem como ajudar (além de orar) as pessoas que estão vivenciando situações parecidas e você está gastando energia mental com uma escolha que, queira Deus, você jamais terá de fazer. Como exercício em estudo de moralidade, ética, etc., pode até ser interessante, mas só se tiver aplicação prática.
Até a próxima!
Kisses,
Su