Hello, G.! Infelizmente, existe sim a ideia de que quando uma menina perde a virgindade, outros se sentem no direito de criticá-la e julgá-la. Engraçado que o mesmo geralmente não acontece com meninos, não é mesmo? Injusto demais!
Em minha opinião, o mais importante nessa história não é simplesmente o que outros pensam e dizem de você, mas como você se percebe e o que você vai decidir fazer nessa área de sua vida.
Se você perdeu sua virgindade, não significa que agora todo mundo pode falar ou fazer o que quiser com você. É verdade que, como qualquer decisão importante, essa tem algumas consequências, mas isso não muda seu valor como pessoa, nem muda o respeito que você merece receber.
As três coisas mais importantes nessa história de virgindade são: (1) Você entender que Deus quer guiar você nessas decisões, que ele tem coisas boas planejadas para sua vida e que sempre é importante perguntar para ele o melhor caminho antes de fazer qualquer escolha. (2) Entender que sexo é algo muito bom, mas dentro de um relacionamento sério, de compromisso para a vida toda. Só porque você perdeu a virgindade com o menino X, não significa que é boa ideia continuar fazendo sexo com ele (ou qualquer outro menino) de agora em diante. (3) Conversas sobre esse assunto devem ser apenas com seus pais e/ou com alguém muuuuuito de sua confiança, que não vá julgar você. Não tem que levar para outros na igreja, a menos que seja para orar pedindo sabedoria, buscar apoio e ajuda para crescer na vida com Deus. Igreja não deve servir de “tribunal” só para ficar julgado o que você fez ou deixou de fazer. Eu sei que é difícil conversar com os pais sobre essas questões, especialmente porque eles amam os filhos e querem protegê-los de sofrimentos e consequências ruins de qualquer tipo de decisão (na vida sexual inclusive). Talvez os pais queiram definir algum tipo de disciplina, estabelecer limites, etc. Enquanto você mora com eles e está sob responsabilidade deles, é justo que seja dessa forma. Mas, também é importante ter espaço para diálogo, para você expressar seus pensamentos e sentimentos, e para vocês buscarem juntos formas de você aprender a tomar as melhores decisões.
Fale com Deus, amiga. Peça muita ajuda e direção dele. Procure dialogar com seus pais. Peça ajuda e direção deles também. E não dê bola para fofocas e falatórios de outros, pois não ajudam em nada.
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui!
Kisses,
Su
P.S.: Nas janelinhas de busca do blog e também aqui do Pergunte à su, digite “virgindade” e você vai encontrar um moooonte de conteúdos legais sobre esse assunto!