Pergunta:

Olá Su, Graça e Paz, que Deus continue lhe guiando por essa longa jornada e te capacitando cada dia mais para poder lidar com as adversidades e conflitos de cada dia, e para ajudar, orientar pessoas, ainda mais jovens, adolescentes, como nós.
Su, Como era para você na escola, faculdade, cursos que deve ter feito? Você sempre teve hábito de estudar? Já ficou de recuperação algumas vezes?
Como era seus hábitos de estudos? Você estudava ou estuda quantas horas por dias, separando tempo entre Escola, faculdade e a bíblia?
Você divide seus estudos em blocos, tipo A cada meia hora de estudo, você faz pausas de 5–10 minutos ou consegue estudar por mais de 1 hora, com poucas pausas?
Quero organizar a minha vida e rotina de estudos. Estou atolada na Faculdade, acabei deixando muitos conteúdos acumulados e estou tentando correr atrás para remediar a situação. Quero evitar ao máximo ter que ficar reprovar em alguma disciplina, pois pode atrasar na formação do curso, mas sei que em alguns casos específicos, é melhor reprovar, do que passar, sem ter entendido nada e me prejudicar em outras matérias.
Eu estou absolutamente afastada de Deus, faz mais de 9 meses que não oro e nem leio a bíblia e não vou à igreja tem mais de três anos e penso que se continuar desse jeito vou para o inferno.
Outra coisa, sobre essa colega que eu já te disse. Eu tenho sentimentos conflitantes, porque por um lado, eu até gosto dela, para ficar algumas horas, assistir ao filme, mas nem sempre, porque ele acaba pegando corda e querendo vir sempre. Com minhas amigas mais íntimas, não tenho esse problema, mas se elas viessem sempre, em momentos inoportunos, eu também ficaria incomoda.
Mas, ao mesmo tempo, sinto pena por ela, porque ela é carente e quer ter amigos, uma vida normal e ela tem dificuldades de aprendizagem e as pessoas acabam zombando dela e isso me lembra minha infância, adolescência e até hoje sou ignorada, deixada de lado, um pouco por conta do meu TDAH, mania de falar demais, falar bobeiras, ter dificuldades em contribuir nos trabalhos escolares em grupos, mesmo eu querendo ajudar, mas sem saber por onde começar.
Mas quando eu faço perguntas inapropriadas, falo coisas desnecessárias, às vezes as pessoas me cortam. Eu fico constrangida, mas, ao mesmo tempo, reflexiva, sobre o que eu posso fazer para melhorar como pessoa, me colocar no lugar do outro, pois eu mesmo não gosto quando alguém é insistente, fala demais, é grudento comigo
Há anos já tive uma colega que era mais velha que eu, eu tinha 11 anos e ela uns 14 e ele se aproveitava da minha ingenuidade e do meu jeito de ser, de ter dificuldade em dizer não e queria ir todo dia em casa mexer no computador do meu irmão, pedir roupas emprestadas, sabendo que minha mãe não gostava que eu emprestava minhas coisas sem pedir permissão antes. Com o tempo, eu e principalmente minha mãe cortou ela, de forma educada, dando indiretas súteis, e ela parou de frequentar nossa casa.
Há, outra coisa é sobre minha menstruação
Como eu disse anteriormente eu gosto do meu ciclo, me sinto mais feminina, e, porque é algo natural, mas, ao mesmo tempo, me sinto incomodada, porque meu fluxo é intenso e mancha minhas roupas e não posso deitar da forma que mais gosto, porque mancha o lençol.
Tenho cólicas, não a ponto de ser grave, mas é desconfortável, porque tomando dipirona ou ibuprofeno, ou mesmo chás, a cólica vai e volta, e dura de 3 a 5 dias. E não quero tomar remédios toda hora, porque faz mal.
O que fazer? L.

Resposta da Sú:

Muito obrigada por suas palavras amáveis. Deus é sempre bom, não é mesmo?
Vamos às suas respostas, por assunto:

1. Não vou detalhar aqui os meus hábitos de estudo (já lhe falei um bom tempo atrás sobre minha rotina diária) porque acho que só vai deixar você mais frustrada. Não adianta você querer usar outras pessoas como referência, pois cada um de nós precisa encontrar o nosso ritmo, de acordo com seus pontos fortes, suas limitações e seus horários mais produtivos.

Meu conselho é que você busca ajuda de uma psicopedagoga ou outro profissional semelhante para ajudá-la nesse aspecto. Também certifique-se de que você está recebendo tratamento adequado para seu TDAH, pois, do contrário, será difícil se organizar. Como você mesma disse, pode ser melhor atrasar um pouco sua formação do que fazer as coisas em estado de pânico.

2. Sobre as interações com sua amiga, acho que conversamos pouco tempo atrás. Dê uma espiada na última pergunta/resposta aqui no Pergunte à Su que você vai encontrar algumas observações sobre isso. E saiba que é natural ter sentimentos conflitantes sobre algumas pessoas. O importante é não se sentir culpada por isso. Continue a pedir sabedoria de Deus para essa questão. E, por falar em conversar com Deus, vamos ao item seguinte.

3. Ninguém vai para o inferno porque passou X meses sem ler a Bíblia e orar. Mas, se você já sabe que vai passar a eternidade com Deus, será que não faz sentido você se relacionar com ele aqui e agora? Se está difícil ler a Bíblia, deixe isso para um segundo momento. Por ora, apenas volte seus pensamentos para Deus ao longo do dia. Separe 10 segundos para agradecer pelo alimento que ela está provendo sempre. Apresente para ele essas questões da faculdade, da organização do tempo, de sua saúde. Não precisa se ajoelhar e fechar os olhos (embora, às vezes, uma mudança de posição física ajude), nem precisa fazer uma longa oração formal. Apenas converse mentalmente com ele. Você separou tempo para escrever várias coisas para mim na sua pergunta. Você pode fazer a mesma coisa com Deus. Pode abrir um arquivo de anotações e escrever algumas linhas para ele, caso isso ajude você a se concentrar.

O mais importante de você saber agora é que Deus não abandonou você em nenhum momento. Ele esteve com você a cada instante desse tempo todo que você não falou com ele. Pensei nisso, pense no tamanho do amor dele por você e peça ajuda dele para retomar seu relacionamento.

E o papel da igreja nessa história é importante também, porque em uma comunidade de fé encontramos pessoas que nos dão ânimo, oram conosco e nos orientam nessas fases em que parece mais difícil nos relacionarmos com Deus (e fazemos o mesmo por outros). Ninguém vai para o inferno porque parou de ir à igreja, mas, sem uma comunidade de fé, sua vida fica muito mais pobre.

4. Por fim, quanto às suas cólicas, sinto muito que seja algo tão difícil. Meu conselho é que você converse com uma ginecologista e, quem sabe, alguém especializado em naturopatia (tem nos SUS, em alguns convênios e particular) que possa lhe receitar remédios naturais para lidar com todo esse desconforto. Outra opção talvez seja você conversar com a ginecologista sobre o uso de anticoncepcionais para não menstruar. Ninguém deixa de ser feminina só porque não sangra. Mas, isso preciso ser bem conservado com médico, pois tem várias implicações.

Converse com Deus sobre tudo isso amiga. Ele jamais vai desistir de você. Jamais vai abandonar você. Portanto, não tem coisa melhor do que apresentar seus dilemas para ele e ver os auxílios que ele pode lhe enviar. Confie nisso!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.