Hello, L.! Primeiramente, parabéns por ver suas evoluções, sejam elas grandes ou pequenas e estar otimista a respeito de si mesma. Isso é muito bom!
Quanto à saudade que parece ter surgido “do nada”, queria convidar você a pensar comigo:
Dentro do nosso mundo emocional, o fim de um relacionamento muitas vezes é parecido com a morte de uma pessoa próxima. É um tipo de luto. A gente precisa processar essa perda, mas nem sempre isso acontece de imediato. Mesmo que você tenha ficado mal e chorado um monte quando esse relacionamento acabou, é possível que, naquele momento, a perda não tenha registrado totalmente. Por vezes, quando a gente entra em uma fase mais estável da vida, com maior maturidade, em que a gente se sente mais segura e otimista, o nosso emocional entende que dá para lidar com o que ficou “pendente” lá trás.
Minha sugestão, portanto, é que você simplesmente reconheça esses sentimentos, diga “oi” para a saudade e não tente fazer nada a esse respeito. Apenas acolha o que vier, sem culpa, sem condenação e também sem alimentar pensamentos e emoções. É um equilíbrio meio delicado, mas é possível. Sua decisão de NÃO entrar em contato com seu ex é suuuuper acertada. Mantenha-se firme nesse aspecto, pois, em última análise, o que você pode estar sentindo não é nem falta dele, mas, como disse, apenas o restinho do luto desse relacionamento que não existe mais. Querer “ressuscitar” esse morto de alguma forma seria péssima ideia, kkk.
Se você entender a saudade que apareceu como algo normal, que faz parte dos seus processor interiores, ela vai incomodar muito menos e, com o tempo, vai passar. Sempre que esse tema vier à tona dentro de você, apenas o reconheça e siga com sua vida. Se tiver que chorar mais um tanto, tudo bem. Faz parte.
E continue a lembrar-se de tudo o que Deus fez por você de lá para cá e da verdade incrível de que ele já escreveu um belo roteiro para todos os seus dias! Leve esse sentimentos para ele sempre que surgirem. Você não precisa saber exatamente por que eles apareceram agora. Apenas deixe Deus terminar de sarar o seu coração 🙂
Até a próxima!
Kisses,
Su