Curiosa para saber sobre o assunto? Então, você veio ao lugar certo!
E quem “falará” a respeito é nossa queridíssima Su. A seguir, compartilhamos um trecho do livro que ela acabou de escrever, o Devocional para meninas.
O livro é sen-sa-cio-naaal!
Nele, a Su traz ensino, aconselhamento, verdades edificantes e atividades que facilitam o entendimento e a aplicação de princípios da Palavra de Deus. Como a Su nos conhece bem, ela trabalha questões da adolescência numa linguagem que a gente entende e que torna a leitura dinâmica, divertida e transformadora. Para saber mais sobre o livro Devocionais para meninas, clique aqui.
Bora ler?
Namoro é coisa séria!
Por Susana Klassen, a Su
Quantos namorados posso ter antes de casar? Quanta intimidade física é apropriada dentro do namoro?
Muitas de nossas dúvidas sobre namoro são resultantes de não entendermos a natureza desse relacionamento. Sob a perspectiva cristã, namoro é um compromisso sério, exclusivo e duradouro que considera a possibilidade de casamento. Não é um só um passatempo ou uma forma de satisfazer nossos desejos. Também não é apenas uma forma de oficializar a intimidade física em vez de simplesmente “ficar”.
É o passo que vem depois de uma boa amizade, na qual já identificamos que o garoto tem um compromisso de vida com Cristo, honestidade e integridade. Se não conseguirmos enxergar esses elementos nitidamente durante a amizade, não devemos sequer pensar em namoro. Essa é uma boa hora de lembrar, ainda, que não existe “namoro evangelístico”.
Nosso objetivo ao namorar é entender ainda melhor o caráter e a personalidade do garoto. Namoro é tempo de ter longas conversas sobre questões profundas e de desenvolver forte companheirismo.
Também é o período em que pedimos orientação clara a Deus para saber se devemos nos comprometer ainda mais. O ideal é que se transforme em noivado e, por fim, em casamento. Mas também é o momento certo para terminar o relacionamento caso Deus nos mostre áreas que poderão se tornar problemáticas no futuro.
Fica evidente, portanto, que a simples atração que se possa ter por alguém não é motivo para começar a namorar de imediato. E o namoro não é o lugar para desfrutar de grande intimidade física, uma vez que não existe um compromisso público e definitivo.
Embora namorar não seja só para casar, não faz sentido iniciar um namoro quando os dois ainda não têm maturidade nem condições práticas de começar a pensar em casamento. Por isso a seriedade do assunto.
Talvez o que acabamos de conversar não seja novidade para você. Que bom! Lembre-se, porém, de que é absolutamente impossível manter-se no rumo certo, tomando decisões sábias, sem a ajuda de Deus. Não tente aplicar com suas próprias forças os princípios cristãos para o namoro. Busque continuamente o auxílio de Deus. Ele é o maior interessado em fortalecê-la e dirigi-la a cada passo!
Quer pedir um Devocional para meninas de presente aos seus pais ou responsáveis, envie-lhes o link a seguir:
Devocionais para meninas – Editora Mundo Cristão
Você também vai gostar de ler: Fogo no parquinho, um livro sobre namoro cristão