Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, E.! A Bíblia traz algumas instruções a respeito de disciplina para restauração da pessoa, para ajudá-la a crescer na fé e caminhar mais perto de Deus e da sua comunidade de irmãs e irmãos. Mas, o que a Bíblia mostra é beeeeem diferente da maior parte dessas histórias de “disciplina” que a gente vê em algumas igrejas. A disciplina bíblica correta é reservada para casos graves, geralmente de coisas que afetam a igreja toda. Por exemplo, um pastor ou uma pastora que roubou dinheiro do caixa da igreja. Uma pessoa que, há muito tempo, espalha fofocas e mentiras, tumultua relacionamentos e causa sérias divisões e brigas dentro da igreja. Um membro que abusou sexualmente de outros na igreja. E por aí vai. Essa disciplina geralmente remove a pessoa de cargos para que ela tenha oportunidade de expressar arrependimento, pedir perdão e deixar Deus trabalhar na vida dela a fim de que a mesma coisa não aconteça de novo. Uma pessoa em disciplina precisa de muito amor, carinho, orientação, orações e apoio dos outros membros. Infelizmente, o que a gente vê muitas vezes é gente sendo “disciplinada” como forma de humilhação por questões pessoais (por exemplo, jovens que fizeram sexo antes do casamento) que deveriam ser tratadas em particular, e não expostas de maneira pública só para causar vergonha.

Infelizmente, essa forma de fazer as coisas não está de acordo com a Bíblia e é muito diferente do jeito que Jesus nos trata. Ele nunca tem o objetivo de nos humilhar, de pisar em cima quando erramos, de nos fazer passar vergonha na frente dos outros. Ele quer nos dar uma nova chance de aprender a viver, melhor, de acordo com as instruções dele, aceitando o amor e a direção dele.

Espero que sua amiga consiga encontrar uma igreja em que as pessoas estejam se esforçando para ser cada dia mais parecidas com Jesus!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.