Fui abusada. O que eu faço?

Primeiramente, mantenha a calma e busque ajuda, conversando com alguém de confiança. Todo abuso precisa ser denunciado.

 

Não acredite em chantagens nem se considere culpada pelo erro de outra pessoa. A culpa não é sua.

 

Aliás, A culpa não é sua é o nome de um livro lançado pela Editora Mundo Cristão, que traz orientações a quem sofre ou sofreu abuso sexual. Ele foi escrito por Fabiola Melo, uma Youtuber e comunicadora cristã que tem combatido toda forma de abuso.

 

O livro é uma excelente fonte de informação para quem deseja lidar com os impactos do abuso e saber como denunciar esse crime. Leia-o com seus pais ou um adulto em quem você confia.

 

Pode ser que você esteja com vergonha ou com medo de falar sobre o que aconteceu, mas calar-se não vai melhorar a situação.

 

Como denunciar casos de abuso sexual

A seguir, compartilhamos um breve trecho de A culpa não é sua, que traz informações sobre os meios pelos quais você pode denunciar: 

 

Denuncie

“Para denunciar casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, ligue gratuitamente para o número de telefone 100. O Disque 100 é um serviço oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que recebe, encaminha e monitora denúncias de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima. O atendimento ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana.”

 

“Você ainda pode denunciar o crime de abuso sexual pelo número de telefone 190, da Polícia Militar; pelo 127, do Ministério Público e pelo aplicativo Proteja Brasil, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional IOS e Android.”  (A culpa não é sua, página 137)

 

Para saber mais sobre o livro A culpa não é sua, visite o site da Editora Mundo Cristão, clicando no link a seguir:

A culpa não é sua, livro de Fabiola Melo

 

Leia também:

Violência doméstica, como lidar?