Escrevemos este artigo para você que está estressada, preocupada, ansiosa e tensa porque logo prestará o vestibular. Primeiro de tudo, calma! Respire fundo antes de seguir a leitura. Sim, respire… Sinta-se abraçada por nossa equipe e saiba que você não é a única a se sentir assim.
Agora, anote algumas dicas que preparamos para ajudá-la. Bora lá?
Como lidar com os estudos e o estresse pré-vestibular:
Torne seu aprendizado significativo: Sabe aquela prova em que você tirou 10, mas não se lembrava de mais nada dois dias depois? Pois bem, provavelmente você estudou, mas foi na base da decoreba, o conteúdo não foi relevante para você a ponto de consolidar-se em sua memória.
Isto acontece com muitos estudantes que se preparam para o vestibular: eles estudam, estudam e estudam, mas mecanicamente, decorando informação, sem torná-la significativa, ou seja, algo que realmente faz sentido no dia a dia.
Como tornar um conhecimento significativo?
É assim:
Pensemos nas aulas de Língua Portuguesa…
Sabe aquela conjugação verbal que você acha complicada e a análise sintática que parece tudo, menos português. Ao invés de apenas “decorar” teoria, tabelas de conjugação e palavras complicadas, pense em como aplicar o que está aprendendo em algo de que gosta, ao escrever ou interpretar uma poesia, uma música, um post legal, uma carta de fim de ano às suas melhores amigas.
E as aulas de Física?
Inércia… Termodinâmica… Causa e efeito… Vixi… não se assuste! Pergunte aos profes como esses fenômenos acontecem na vida diária, ao andar de bicicleta, ao aprender a dirigir, na perfeição do mundo que você contempla da janela.
O importante é buscar formas de trazer o conhecimento à vida, para que faça sentido e se torne significativo, entendeu?
Leia também:
Como obter bons resultados nas provas escolares
Administre bem o tempo: Muitos estudantes ficam desesperados nesta época do ano porque desperdiçaram tempo e agora querem recuperá-lo. Isso é complicado. Se você é uma dessas pessoas, mantenha a calma, o desespero só vai atrapalhar. O foco agora será organizar seu tempo, para que você tenha mais produtividade.
Como fazê-lo:
- Crie uma lista de atividades diárias;
- Separe-as por horários e prioridade (não se iluda aqui, colocando algo do tipo: “10 horas para estudar inglês”, pois dificilmente conseguirá manter a qualidade por um tempo tão prolongado. É melhor estudar 3 horas diárias: 1h pela manhã; 1h à tarde; e 1h à noite, para manter o foco, a motivação e o bom desempenho do que estudar 10 horas bocejando e sem ânimo).
- Siga a lista com comprometimento e responsabilidade, para torná-la um hábito, um “ritmo natural” do dia. Essa organização trará mais clareza à rotina e potencializará sua concentração em cada atividade.
Lembre-se: você é um ser humano!: Você se esforçou, se dedicou e fez o seu melhor. E agora? Relaxe. Sim, relaxe! Pegue leve com você e lembre-se de que não é uma máquina, você é um ser humano — que tem limites, está sujeito a falhas e não é perfeito.
Por mais que o vestibular seja importante, não coloque demasiada expectativa nele, pensando que o mundo vai acabar se você não passar. Não deixe a ansiedade impactar seu equilíbrio emocional. Faça seu melhor, mas respeite-se, cuide-se e saiba que as pessoas amam você não pelos seus resultados, mas por quem você é.
Se você estiver muito ansiosa, converse com alguém e invista em atividades que lhe trazem bem-estar. Dar-se momentos de relaxamento e descontração em meio aos estudos traz benefícios positivos para a aprendizagem e para consolidação da memória de longo prazo.
Você percebeu a palavra momentos? Sim, são momentos, não o dia inteiro ou a semana inteira. O importante é dar tempo para tudo, sem exageros nem desequilíbrios.
Dentre esses momentos, não se esqueça de:
- Dormir bem
- Alimentar-se adequadamente
- Beber água
- Praticar atividade física
- Passar tempo com a família e pessoas queridas
Sucesso na prova! Torcemos por você!