Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, G.! Acho legal sua preocupação de ter um namoro que seja legal não só para você e seu namorado, mas que também alegre o coração de Deus. Isso é super importante.

Seria ótimo se a gente tivesse uma listinha de pode/não pode, não é mesmo? Melhor que isso, porém, é a gente ter uma lista de princípios (ideias básicas que a gente usa para tomar decisões).

Recomendo que você leia o os posts abaixo com seu namorado, pois esse é um assunto que envolve vocês dois.

Primeiro, um dos princípios é entender para que serve um namoro. Qual é o objetivo? Quais são as coisas mais importantes? Para entender essa questão, veja aqui: https://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/afinal-o-que-e-namoro/

Segundo, tudo o que faz a gente querer cada vez mais, precisa de limites. Por exemplo, se você começa com um beijo normal, que vira beijo de língua e logo parte para os amassos, é hora de parar, respirar fundo e mudar de ambiente (namoro de porta ajuda nessas horas, kkk). A ideia é não ficar gerando cada vez mais desejo, cada vez mais excitação, pois a intimidade física não é o objetivo principal do namoro (como você vai ver no texto que recomendei acima). Isso é uma boa forma de avaliar em que partes do corpo pode tocar. Que partes do seu corpo geram mais excitação quando são tocadas? E do corpo dele? Então, essas são as partes para deixar quieto. Se vocês não vão ter uma relação sexual completa, por que ficar “ensaiando”? É uma questão de não começar aquilo que a gente sabe que não deve levar até o fim.

Terceiro, os limites precisam ser definidos por vocês dois, diante de Deus, em oração e de comum acordo. Não tem essa de o menino querer sempre mais e a menina precisar servir de “freio”. Leia mais sobre isso aqui:

E é importante vocês terem bem claro na mente de vocês dois os motivos de esperar para ter cada vez mais intimidade física. Se não tiver uma razão forte, vai ser difícil segurar a onda, né? Para entender essa parte da história, veja aqui: https://depapocomasu.blog.br/sexo/2018/05/voce-nao-e-freio-de-ninguem/

Aproveite e leia também os outros posts do blog sobre sexo e relacionamentos. Tem bastante coisa para te ajudar!

E, por fim, quanto à masturbação, eu não sou totalmente contra, mas acho que a gente precisa levar algumas coisas bem sérias em conta. Veja os detalhes aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/seis-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-masturbacao/

Leia esses vários textos com atenção, pense com calma, converse com Deus e com seu namorado e, se quiser continuar o papo, é só passar aqui novamente. Estamos à disposição!

Kisses,

Su

Ah, e fique ligada, pois está saindo um livro que trata de namoro, intimidade, e mais uma porção de assuntos do seu interesse. Veja aqui:

https://www.mundocristao.com.br/produto/devocional-para-meninas/


Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.