Pergunta:

Oi Su, essa pergunta é mais um desabafo. Bom, meu tio e a família dele moram no mesmo quintal q eu, acho q comentei sobre isso. Eles têm gato e cachorro, mas tratam muito mal. Eles tinham uma gatinha, de 2 anos, q ficava presa a céu aberto, na chuva, no sol, teve mais de 4 ninhadas, e passava muita fome. Ela ficou tão magra q ela não andava, dava pra sentir os ossos. Eu passei uns meses procurando um lar pra ela, até que minha amiga e a irmã dela (que moram com a mãe e o padrasto) se reconciliaram com o pai delas. E na mesma semana ele aceitou cuidar da gatinha. Meu tio deu a gata sem pensar duas vezes. No dia seguinte eu levei a gatinha até elas e elas foram levar na casa do pai, da zona leste de são paulo pra zona sul. E isso faz 2 meses. Estava tudo correndo bem, a gatinha ganhou peso, foi castrada, o pelo dela ficou saudável. Sempre me mandavam foto dela pela casa, bem feliz e saudável. Bom, aí minha amiga passou na faculdade de medicina veterinária, que fica na zona sul, e por conta disso ela resolveu que iria voltar a morar com o pai dela. Nesse domingo (dia 11/09) ela levou as coisas dela pra casa dele, e junto levou a gata dela, que já é mais idosa. E hoje é dia 13 e ela já me mandou mensagem perguntando se eu sei de alguém q pode ficar com a gata q o pai dela adotou tem 2 meses. Ela tinha me dito um pouco antes q essa gata estava estranhando a gata idosa dela. E eu disse q era normal, q adaptação de animal leva tempo e não é do dia pra noite. Mas hoje ela já mandou um áudio dizendo que viu que não tem jeito, que já tentou de tudo, que deve ser criação. Só que, vai fazer 3 DIAS q as gatas se conheceram, isso não é tempo de adaptação. Nenhuma adaptação acontece tão rápido. E eu entendo q ela obviamente ama mais a gata dela, mas não acho q a solução é se livrar da outra. Afinal, a outra gata sofreu tanto na vida, e o pai dela adotou porque quis. Eu detesto esse negócio de adotar um bichinho e depois se livrar dele, como se fosse objeto! Melhor seria não adotar. E pior, ela tá fazendo med veterinária né.
Nossa eu jamais faria isso mas fazer o que. Conversei com ela e disse que vou ver o que posso fazer sobre isso. Vc acha que eu tô errada em estar indignada assim? Eu não disse nada disso pra minha amiga, só disse que é uma pena e que vou tentar achar alguém pra ficar com a gata. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Sempre bom ver você aqui 🙂

Graças a Deus por sua preocupação com os animais! Isso faz parte das responsabilidades que Deus nos deu de cuidar de tudo o que ele criou. Para começar, e para deixar registrado aqui para outras meninas saberem também, o que seu tio fez com essa gata foi crime, com pena de prisão de três meses a um ano (sim, é algo muuuuito sério). Portanto, amiga, se ele continua maltratando o cachorro que ainda tem, você deve fazer uma denúncia (pode ser anônima). Veja o procedimento no link abaixo:

https://www.worldanimalprotection.org.br/denuncia#:~:text=As%20den%C3%BAncias%20podem%20ser%20feitas,pr%C3%B3xima%20do%20local%20da%20agress%C3%A3o.

Segundo, eu concordo que sua amiga foi um tanto apressada em declarar que as gatas não estão se entendendo. De fato, às vezes a adaptação pode levar vários dias. Em contrapartida, alguns gatos nunca se acostumam de viver juntos (eu já tive um mooonte de gatos ao longo dos anos). E, tendo em conta a história traumática dessa gatinha, a última coisa que ela precisa é outro animal a hostilizando. Portanto, embora sua amiga talvez esteja mesmo querendo tirar o corpo fora (o que justifica a sua indignação), em última análise, é melhor que essa gatinha encontre outro lar. Só não entendi por que recaiu sobre você a responsabilidade de encontrar outro lugar. Uma vez que ele acolheram a gata, ela é deles. Caberia a eles encontrar outro lugar para ela! Mas, eu também entendo seu empenho ajudar nessa busca, e elogio sua preocupação com o bem-estar dessa gatinha. Que o Senhor abençoe você nessa busca e providencie para ela um lar receptivo, onde ela possa ter uma vida longa, saudável e sossegada!

E que o Senhor ajude cada uma de nós a ter pelas pessoas (até aquelas meio folgadas ou irresponsáveis) tanta compaixão, amor e paciência quanto temos pelos animais (confesso que essa é uma coisa difícil para mim às vezes, kkk).

Um bom fim de semana para você – e até a próxima!

Kisses,

Su

E para quem curte animais e é tutora de pets, veja este post aqui do blog:
https://www.faithgirlz.com.br/dicas-para-cuidar-bem-do-seu-pet/

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.