Pergunta:

Oi Su, sobre a pergunta anterior. Vc tem razão, não é algo exatamente bom pra se fazer. Mesmo que a pessoa traia a namorada, enganar pra descobrir não é legal. Quer dizer, às vezes a pessoa até precisa usar outros meios pra descobrir, mas não significa que é bom eu fazer parte disso. Além disso pode ser perigoso. Porque algumas meninas ficam com raiva da moça que testa, ao invés de ficar com raiva do namorado que trai. Ou até o namorado fica com raiva porque acha que o teste é a culpa de ter acabado, e não a traição. Enfim, pode ser perigoso, então não é um bom meio.
Acho que foi só uma ideia sem pensar kkkkk e no final acredita que até entravam em contato comigo mas do nada sumiam. Mas eu já deletei todos os vídeos do tiktok relacionados a isso. Deixei pra lá.
Ah, vc acha que algumas coisas Deus dá pra gente fazer na igreja, pra o reino, mas não permite que a gente ganhe por fora cm isso? É q me surgiu essa dúvida pelo seguinte motivo. Acho que na pergunta anterior eu falei sobre a questão de designer, ganhar dinheiro fazendo artes pra divulgar cultos, eventos etc. Bom, eu fazia parte da mídia na minha antiga igreja, e na nova também já estou fazendo. Meu novo pastor sempre pergunta o q a pessoa faz, e inclui ela na área q ela tem habilidade. Então eu já faço parte da mídia. E desde 2019 mais ou menos q eu comecei a fazer artes. E Su, foi algo de Deus, porque eu não fiz curso nem nada. Mas aprendi com o tempo a mexer no Photoshop e app de edição em celular. E atualmente eu faço artes bem profissionais, todo mundo fala isso, inclusive designers profissionais. Bom aí que tá, obviamente pra minha igreja é tudo voluntário, afinal é um trabalho pra obra né. Mas eu aí faz um tempo q eu resolvi usar essa habilidade de criar artes pra tentar ganhar dinheiro. Eu criei um insta, fiz artes modelos, procurei lojas, igrejas, pregadores, e fui divulgando meu trabalho. Cheguei a pagar pra impulsionar minhas publicações. Várias pessoas salvaram o post, ganhei seguidores. Mas simplesmente ninguém entra em contato comigo. E eu já investi muito tempo e dinheiro nisso. E aí eu comecei a refletir. Vc acha que eu só ainda não consegui obter resultados e devo insistir e procurar divulgar mais e mais até ter resultados, ou por acaso isso pode ser algo que Deus me deu pra trabalhar na igreja, e não ganhar dinheiro com isso?
Eu não sei se isso faz sentido. Afinal, não iria interferir no meu trabalho da minha igreja. Mas surgiu essa dúvida e eu não sei se pode ser. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Que bom que você resolveu sair do esquema de “testes de fidelidade”. Uma sábia decisão 🙂

Quanto à questão de prestação de serviços de mídia, não acho que Deus trabalhe dessa forma. Ao longo da vida, eu já prestei vários serviços do mesmo tipo para a igreja (como voluntária) e fora da igreja (de forma remunerada). Aliás, também é possível prestar serviço remunerado para igrejas. Só porque algo é para uma igreja, não significa que precisa ser de graça. E, na verdade, quer sejamos remuneradas ou não, quer estejamos prestando um serviço dentro ou fora da igreja, sempre estamos trabalhando para Deus. Não podemos fazer essa divisão de “coisas para Deus” e “coisas para nosso sustento”. Essa é uma das razões pelas quais é importante buscarmos serviços legítimos (por mais banais ou humildes que pareçam) que nos permitam glorificar a Deus com nosso talento e/ou nosso trabalho, seja dentro ou fora da igreja.

Eu não sei como está o mercado para sua área no momento, mas a verdade é que todo o país está em crise profunda, e muitos profissionais estão tendo dificuldade de encontrar trabalho. Diante disso, você precisa avaliar o quão urgentemente você precisa de uma ocupação remunerada e o quanto você ainda pode/quer investir nisso. Se você realmente precisa de trabalho remunerado logo e não quer ou não pode mais investir em divulgação, quem sabe é hora de procurar algo fora da sua área de preferência. Às vezes, temos de trabalhar com coisas que não gostamos tanto, mesmo que seja por um tempo. Se a necessidade de uma renda for grande e urgente, esteja aberta, portanto, para outras possíveis atividades, mesmo que não tenham muito glamour.

Continue a orar sobre isso e a conversar com as pessoas que você conhece – dentro e fora da igreja. Quanto mais contatos você fizer, maior a chance de aparecer alguma coisa, mesmo que não seja exatamente o que você gostaria.

Que Deus lhe dê paciência, perseverança, sabedoria e a provisão de que você precisa!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.