Hello, L.! Tudo na paz por aqui. Espero que por aí também! É muito legal quando vamos descobrindo quais são os recursos que nos ajudam a crescer no relacionamento com Deus, não é mesmo? Eu também gosto do uso de credos e catecismos e de símbolos. São maneiras de aprender e de lembrar continuamente das verdades de nossa fé.
Por falar em lembrar, a diferença entre o crucifixo (cruz com a imagem do Cristo crucificado) e da cruz vazia é simplesmente que lembram duas verdades diferentes, mas igualmente bíblicas e importantes. O crucifixo nos ajuda a recordar que Jesus morreu por nós. É um ponto de partida para refletir sobre o fato de que ele sofreu por nós, pagou toda a nossa dívida de pecado e foi o sacrifício perfeito e definitivo. A cruz vazia nos ajuda a recordar que Jesus ressuscitou e, portanto, nos dá vida nova. Morremos para o pecado e ressuscitamos para a vida eterna com Deus. Duas verdades que andam juntas, duas formas de recordá-las.
Mas, como Paulo explica lá em 1Coríntios 8, às vezes é melhor não fazer algumas coisas (mesmo que não sejam erradas) para evitar confusões e conflitos. Se você circula em meios evangélicos que não aceitam o uso de crucifixo, pode ser melhor guardar essa lembrança para usar em casa ou em lugares em que não causará complicações. Agora, se você resolver usar nos meios evangélicos e alguém implicar, você pode dar a explicação que apresentei acima. Também pode aproveitar para falar que os católicos são nossos irmãos e irmãs na fé. Se temos diferenças de algumas crenças com eles, vale lembrar que também há grandes diferenças de doutrina entre igrejas protestantes. Se um católico crê que Cristo morreu e ressuscitou e que a salvação é somente pela graça por meio da fé, ele faz parte do Corpo de Cristo tanto quanto qualquer verdadeiro protestante (vale lembrar que também existem muitos não cristãos em igrejas evangélicas!). Que o Senhor continue a abençoar você imensamente por meio dos vários instrumentos de sua graça e que ele lhe dê sabedoria para essa questão!
Kisses,
Su