Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida V., fiquei triste de ler sua mensagem. Posso imaginar como está se sentindo nessa fase tão complicada – é uma perda e tanto. Quanto a sua mãe, você já tentou conversar com ela e dizer como você está se sentindo? Em um momento inicial, a ideia não é nem pedir que ela volte para casa, mas apenas colocar em palavras a tristeza e o abandono que você deve estar sentindo. Se não tiver clima para conversar pessoalmente, faça por escrito. Peça para Deus lhe dar as palavras certas.

Quanto a seu pai, ele está recebendo acompanhamento médico? É importante entender o que está acontecendo com ele para que possa tratar dessas questões de saúde. Além disso, o médico pode encaminhá-lo (e você e suas irmãs também), para receber o apoio de profissionais especializados em crises familiares (p. ex., um psicólogo ou psiquiatra). Eu sei que é meio assustador falar dessas coisas, mas Deus, em sua graça e seu amor imensos, capacitou pessoas para cuidar de nós nessas horas. Precisamos acolher esse presente e fazer uso dele! E cuide de sua saúde também, amiga!

Por fim, uma questão muito importante: Deus está muito aí para tudo que anda acontecendo em sua casa. Ele se importa profundamente com a vida de cada um de vocês. Ao mesmo tempo, contudo, ele nos criou com liberdade de fazer escolhas e não vai obrigar sua mãe a voltar para casa. Se for da vontade dele, contudo, ele pode trabalhar no coração dela e sensibilizá-la. Ainda não sabemos qual será o fim dessa história.

Sei por experiência própria como é difícil entender que Deus está agindo no meio dessa confusão. Meu pai abandonou nossa família quando eu era criança e, por algum tempo, eu também pensei que Deus tivesse se esquecido de nós. Olhando para trás, porém, eu vejo o quanto Deus cuidou de nós com um carinho imenso. Eu só não consegui enxergar isso no momento em que tudo estava acontecendo. Portanto, mesmo que você não sinta a presença de Deus ou pense que ele não se importa, confie na palavra dele. Aqui vão quatro bilhetinhos que Deus deixou escritos para você. Confie nessas verdades:

  1. “Será que uma mãe poderia esquecer do seu filho [ou de suas filhas] […] e deixar de ter compaixão do próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu [Deus] nunca me esqueceria de você!” (Isaías 49.15).
  2. “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhorme acolherá” (Salmos 27.10).
  3. “[Deus] a protegerá debaixo das suas asas [igual a mamãe pássaro faz com os filhotes], e lá você estará seguro” (Salmos 91.4).
  4. “Eu nunca abandonarei você, nem a desampararei” (Hebreus 13.5).

Eu sei que parece quase impossível confiar na bondade e no cuidado de Deus nesses momentos, mas posso lhe garantir que, aconteça o que acontecer, Deus nunca vai deixar você na mão. Ele vai trazer algo bom do meio dessas dificuldades todas. Esconda-se debaixo das asas dele!

E, sempre que quiser, estamos aqui para conversar, ok?

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.