Hello, L.! Que bom que as aulas presenciais voltaram e você tem oportunidade de desenvolver novos relacionamentos!
Vamos começar por sua amiga um tanto grudenta. Como conversamos anteriormente, ser assertiva e sincera não é, necessariamente, ser grosseira. Às vezes é preciso colocar a sutileza de lado e falar diretamente, ainda que com jeito. Quando você não considerar apropriado interagir com essa amiga, diga isso para ela. “Olha, X., no momento estou a fim de ficar sozinha/resolvi fazer o trabalho com outra pessoa/não posso receber você agora, etc.”. Você tem direito de dizer não, de ter espaço para fazer outras amizades ou ter momentos de solitude. É muuuuito melhor ser sincera que ser fingida. Continue pedindo a Deus que ajude você a ser assertiva de forma educada. Mas lembre-se de que, mesmo quando falamos com jeito, não controlamos a reação de outros e não podemos viver continuamente preocupadas com o que outros vão pensar. Como tantas outras áreas, precisamos buscar sabedoria e auxílio do Espírito para ter equilíbrio.
A meu ver, também pode ser de ajuda você dedicar menos tempo e energia se preocupando com essa ideia de “melhorar, ser mais esperta, falar demais, etc.”. Concentre-se nos seus estudos e volte seu foco para outros (como você pode ajudá-los, por exemplo) e você verá que algumas fluirão mais naturalmente. Se você está fazendo terapia, converse sobre essas questões com o(a) terapeuta. Se você não está fazendo terapia, volto a recomendar que faça, pois é uma das melhores formas de receber ajuda contínua para lidar com esses desafios e com as questões de aprendizagem.
Quanto a estudo, atenção, preguiça e outras coisas mais, conversamos sobre essas questões em ocasiões anteriores. Se você colocar “graça e paz” (sua bela saudação habitual) na caixinha de busca, encontrará todas as nossas conversas, inclusive aquelas que trazem recomendações sobre esses assuntos. Dê uma fuçada e você encontra, kkk.
Que o Senhor continue a ajudar você em cada uma dessas áreas, um passinho de cada vez!
Até a próxima!
Kisses,
Su