Na série Mulheres inspiradoras, vamos conhecer personagens bíblicos femininos com quem podemos aprender lições valiosíssimas para o dia a dia. Assim como todas as pessoas, essas mulheres não eram perfeitas, mas encontraram graça, amor, perdão, misericórdia, salvação, paz e alegria em Deus. O testemunho delas nos inspira a entregarmos ao Pai todo o nosso coração, a pedir a ele forças e sabedoria para viver.
Vamos crescer espiritualmente ao analisar suas ações e observar suas decisões. Nosso desejo é que você termine de ler esta série animada a ser também uma mulher inspiradora!
No primeiro artigo, analisamos uma atitude muito legal de Maria, mãe de Jesus. Hoje, vamos aprender algo novo com Ester, uma mulher de fé e coragem.
Ester, uma jovem rainha
Ester era uma jovem órfã de pai e mãe. Ela vivia com seu primo Mardoqueu, que a adotou como filha. Essa menina desprovida de bens materiais se tornou rainha ao ganhar um concurso de beleza. Ao ver seu povo ser injustamente perseguido, arriscou-se, dispondo-se a orar e a jejuar para falar com o rei sobre o que estava acontecendo. Falar com o rei não era algo simples. Ele poderia matá-la se se sentisse desrespeitado. Ester, com sua fé e coragem, foi um instrumento de Deus para mudar aquele cenário trágico.
O contexto do versículo que vamos estudar é justamente o que fala de sua coragem. Para ler o relato completo, clique neste link: Ester, capítulo 4:
Leia parte do versículo 16:
“Vá, reúna todos os judeus de Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Minhas criadas e eu faremos o mesmo. Depois, irei à presença do rei […].” – Ester 4.16, NVT
3 lições inspiradoras que aprendemos com a atitude de Ester:
1 – Há momentos que precisamos ter coragem para fazer o que é certo: Ester era uma rainha e estava segura em seu palácio, porém ao saber da situação que ameaçava seu povo, mesmo sabendo do risco que corria ao se apresentar ao rei, teve coragem para fazer a diferença e mudar uma situação injusta.
2 – Ester lutou pelo que acreditava: Ester entendeu que seu povo estava sendo perseguido injustamente e não temeu fazer o que fosse necessário para salvá-lo. Em primeiro lugar, confiou em Deus, jejuou e orou, depois planejou como faria para sair daquela situação. Ela era inteligente e decidida!
Dica: Se você tem algum sonho, algo que deseja realizar, e não encontra forças para prosseguir, não tenha medo de buscar ajuda em Deus e em pessoas que a amam. O mesmo acontece se você perceber uma situação injusta à sua volta. Lute pelo bem, pois é fazendo o que é correto que fazemos brilhar a luz de Cristo ao mundo ao nosso redor.
3 – Ester era obediente e humilde: Ao longo dos capítulos do livro de Ester — que por sinal é um livro maravilhoso do Antigo Testamento —, vemos que Ester seguiu a sugestão do seu primo Mardoqueu, que a instruiu de não revelar a ninguém sua nacionalidade nem a origem de sua família (Ester 2.10). Ester, que era judia, também seguiu a sugestão do eunuco do palácio, que lhe deu orientações de como se vestir diante do rei (Ester 2.15). Ester era alguém ensinável, alguém que sabia ouvir e aprender com os mais experientes.
Assim também podemos ser respeitosas e humildes, especialmente ao ouvir com atenção os mais velhos — nossos pais, professores e líderes. Quando refletimos com cuidado acerca dos conselhos que eles nos dão, podemos evitar dores de cabeça e viver com mais segurança.
Vamos seguir estudando a Bíblia juntas, conhecendo mais histórias de mulheres inspiradoras!
Você também vai gostar de ler: