Hello, M.! Bem-vinda de volta! Fiquei super feliz de você ter se lembrado de nós em seu momento nostalgia! E mais feliz ainda de ver que Deus tem trabalhado de forma tão bonita em sua vida, para lhe mostrar que a caminhada com Cristo não é uma simples questão de comportamento (a lista de regras que você falou), mas de verdadeiro relacionamento. Que ele continue e conclua tudo de bom que ele começou em sua vida!
Quanto a sua dúvida (que, aliás, é bem importante), minha impressão é de que você já está dando um passo na direção certa quando se recusa a falar mal de outros. Continue assim!
Outra coisa que você pode fazer é tentar mudar de assunto quando começarem as críticas. Em vez de simplesmente permanecer calada e não participar, peça coragem de Deus para dizer/escrever algo do tipo: “Gente, tem tanto outro assunto pra conversar! Que tal a gente falar de outra coisa mais interessante?”. Ou “Vou dar uma volta enquanto vocês fazem churrasco do resto da classe”. Usando seu jeito e suas palavras, procure uma forma de expressar que você não acha isso legal. Não é pra condenar, julgar, dar sermão. Só mostrar que falar mal de outros é algo que deixa você chateada. Confie que Deus lhe dará as palavras certas.
De repente, mais adiante, o fato de você ter expressado seu desconforto com esses assuntos pode até ser um ponto de partida para você explicar porque isso a chateia e falar um pouco de sua fé. Se quiser dicas sobre isso, veja aqui: https://www.faithgirlz.com.br/cinco-dicas-para-compartilhar-sua-fe/
E, por fim, peça a Deus que lhe dê paz. Muitas vezes, ficamos com tanto medo de que nossos comportamentos e atitudes prejudicarão nosso testemunho que acabamos nos sentindo presas e ansiosas. Continue a andar bem perto de Cristo, e a luz dele brilhará naturalmente em você, sem que seja necessário fazer esforço para “dar uma boa impressão”. O verdadeiro testemunho vem de dentro para fora, como consequência de nosso relacionamento próximo com Deus. Mais cedo ou mais tarde, a presença dele em nossa vida se torna visível.
Que o Senhor faça a bondosa graça dele transbordar de sua vida para outros!
E, sempre que quiser conversar, continuamos aqui 🙂
Kisses,
Su