Querida E., para começar, precisamos falar de algumas coisas bem fundamentais. Primeiro, uma pessoa que verdadeiramente aceitou a Cristo como seu único e suficiente Salvador nunca “deixa de ser cristã”. Não existe como “perder a salvação”, pois Deus não permite que isso aconteça. Pode acontecer de a pessoa afastar-se de Deus por um tempo, mas não é para sempre.
Segundo, existe uma diferença enorme entre deixar de ir à igreja e afastar-se de Deus. Às vezes essas duas coisas bem diferentes acontecem juntas, mas nem sempre. Conheço pessoas que se afastaram da igreja por motivos diversos, mas que têm uma caminhada muito próxima de Deus. Claro que todo cristão precisa de comunhão com seus irmãos na fé, mas o fato de alguém não ir à igreja em determinado momento não significa que a pessoa não tem fé.
Terceiro, em minha opinião, portanto, valeria a pena você conversar com seu amigo sobre essas questões, tentar separar esse lance de fé e igreja e observar se ele crê em Deus, mesmo que não esteja a fim de igreja. Pergunte se ele estaria disposto a orar junto com você, a pedir orientação de Deus para a vida. Se ele aceitar, existe a possibilidade de vocês terem um relacionamento de comunhão em todos os aspectos. Mas vá com calma, um passo de cada vez. Cultive a amizade, converse com ele sobre sua jornada de fé (sem tentar obrigá-lo a voltar para a igreja) e veja como as coisas se encaminham. Como eu disse, se ele realmente aceitou a Cristo, no tempo certo Deus vai levá-lo a buscar comunhão com outros irmãos.
E, se esse menino faz parte da história maravilhosa que Deus já escreveu para sua vida, as coisas vão acontecer no tempo e do jeito de Deus. Continue orando por isso.
Muitas das coisas que mencionei aqui de passagem são bem profundas e complexas. Portanto, se quiser continuar a conversa, apareça novamente aqui no blog e vamos nos falando!
Kisses,
Su