Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, T.! Que bom que você tem refletido sobre nossas conversas. É verdade, como sua prima falou, que Deus usa situações da nossa vida para nos ensinar lições. Às vezes, são lições que nos ajudarão a evitar sofrimentos no futuro ou que nos prepararão para outros desafios. Mais importante que isso, porém, é que Deus usa as circunstâncias da nossa vida (tanto as boas quanto as ruins) para nos ajudar a conhecê-lo. Esse é o maior propósito de Deus em todas as coisas: mostrar para nós quem ele é, como ele age, o quanto ele nos ama e como podemos viver em relacionamento com ele.

Portanto, amiga, em vez de simplesmente perguntar: “Que lição Deus está me ensinando?”. Pergunte, também: “O que Deus está me mostrando sobre ele?”. Afinal de contas, em uma amizade, por exemplo, nem tudo o que acontece é uma lição. Muitas coisas são apenas parte de nos relacionarmos com a outra pessoa, de a conhecermos melhor. Em nossa amizade com Deus acontece o mesmo.

Sim, eu acredito que Deus pode estar usando tudo isso (inclusive as perguntas incômodas de seu primo) para fazer você pensar, mas é para pensar nele e em como você pode viver melhor com ele.

Sobre falar com sua família, eu não estava me referindo a você fazer isso agora. Quando disse para você esperar Deus mostrar o melhor momento, estava pensando em algo daqui a muitos meses ou mesmo anos adiante. Não agora.

E, por fim, eu entendo que sua tia esteja tratando você de forma diferente porque, na cabeça de sua família, tudo isso é apenas castigo (a meu ver, essa humilhação toda é errada, como conversamos anteriormente). No momento, porém, não adianta brigar com isso, pois dificilmente eles vão mudar de ideia. Peça ajuda de Deus para aceitar essa realidade. Mas, lembre-se sempre que, na verdade, o que está acontecendo com você não é um castigo de humilhação, é uma oportunidade aprender coisas boas, que ajudarão você de várias maneiras agora e no futuro. Mesmo que seja consequência de algum erro seu, essas circunstâncias ainda podem dar muitos bons frutos adiante.

Continue a refletir, a conversar com Deus e, como lhe disse, leia o que Deus deixou escrito para você na Bíblia. Ela é cheia de “bilhetinhos de amor” dele para você 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

P.S.: Eu tenho ligações com a igreja presbiteriana, mas, acho que a gente não deve dar valor demais para essa questão de denominações. O mais importante é encontrar uma igreja que valorize bastante o estudo da Bíblia e o relacionamento com Deus (e não apenas comportamentos).