Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! Na verdade, amiga, você está falando de duas coisas diferentes que, de vez em quando, se sobrepõem. Quando nos sentimos sozinhas e não temos muito com quem trocar ideias, a tendência é gastarmos mais tempo com nossos próprios pensamentos, analisando com mais atenção e rigidez cada coisinha que fazemos.

Eu acho muito legal sua preocupação em agradar a Deus com suas escolhas de entretenimento. É muito válido e importante. Agora, a gente precisa cuidar para não sentir culpa de coisas que não são inerentemente erradas.

Eu nunca assisti a essa série (embora eu seja fã de várias outras, rsrs), mas meu conselho é que você continue a assistir por enquanto, pedindo sempre que Deus lhe dê clareza, sabedoria e espírito crítico (a capacidade de identificar se algo foge ou não do que Deus considera bom). Procure observar, ainda, se a história, o comportamento dos personagens, etc., têm influenciado seu modo de ver o mundo e de pensar – seja de forma positiva ou negativa. Esse é um exercício legal de fazer com todas as formas de entretenimento. E lembre-se de que Deus colocou o Espírito Santo dentro de você para ajudá-la a resolver esses dilemas e ter moderação em todas as coisas.

Deus não vai amar você mais ou menos se você assistir ou não a determinada série. Ele não vai ficar bravo com você nem se afastar. Se você está pedindo orientação dele para isso, acredite que ele responderá. Já aconteceu, por exemplo, de eu começar a assistir uma série, achar suuuper legal e, depois, perceber que não estava acrescentando nada de bom. Eu acredito que isso foi obra do Espírito, mostrando que havia coisas melhores para assistir em meu tempo de descanso.

Uma coisa importante de entender é que você não precisa fazer tudo certinho (tipo, assistir à série X ou Y) para se aproximar de Deus e se manter próxima dele. Não é assim que funciona! Acontece exatamente o contrário: você procura Deus um pouquinho a cada dia e Deus, com muito amor e carinho, ajuda você a andar cada vez mais perto dele. Ele está de braços bem abertos, pronto para lhe mostrar, com muito amor, o que ele quer para você hoje (um dia de cada vez!). Você aceitou Cristo como seu Salvador? Você acredita que Cristo morreu por todos os seus pecados – passados, presente e futuros? Deus não salvou você para você ter de se virar sozinha depois. Ele prometeu ajudá-la com todo o necessário até o dia em que você vai se encontrar com ele (veja Filipenses 1.6).  Não importa o que você faça ou o que venha a acontecer, você pertence a Cristo e Deus não vai deixar você na mão. Confie nisso! (veja Romanos 8.33-39)

Até a próxima, amiga!

Kisses,
Su