Devocional “7 lições sobre amizades”
Quem ama o coração puro e fala de modo agradável terá o rei como amigo.
Pv 22.11
Provérbios 22.11 fala de boas amizades. No mundo antigo — e no moderno também—, ter a amizade do rei era — e é — sinônimo de respeito. Conforme a sugestão do texto, quem teria a amizade do soberano do reino? Quem amasse o coração puro e falasse de modo agradável. Com base em outra tradução, diríamos: quem amasse a sinceridade de coração e se expressasse com elegância (NVI). Interessante, não é mesmo?
Desse versículo bíblico você pode extrair um excelente parâmetro para avaliar a saúde de suas amizades e analisar se elas vão conduzi-la a bons lugares: seus amigos ou amigas valorizam a pureza e a sinceridade? Falam de modo agradável e se expressam com elegância, ou seja, são cuidadosos ao falar? Ou vivem contando mentiras, fazendo trapaças e coisas erradas, falando palavrões, grosserias e cometendo bullying?
Hummm… se perceber que a atitudes deles tende ao que é negativo, é melhor rever suas companhias! E sabe por quê? Porque o Rei Jesus, que é o Rei dos reis, tampouco gosta desse tipo de comportamento negativo. #FicaaDica!
***
Jesus, sei que sempre quer o meu bem. É por isso que me ensina a escolher boas companhias. Achei o texto de Provérbios 22.11 bastante fácil de entender. Resumindo: bons amigos nos ajudam a vencer e maus amigos nos levam a perder. Vou seguir essa dica e ter mais cuidado antes de ir na onda de certas influências que não são legais.