Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Tive conversas com outra menina exatamente sobre essas questões de abordagem complementar/igualitária, patriarcado e afins. Creio que as questões que coloquei para ela lhe mostrarão minhas opiniões e os materiais que sugeri ajudarão você a refletir sobre esse assunto:

Veja também:

Ooi Su, tudo bem? Quanto tempo! Primeiramente quero te desejar um feliz ano novo! Eu tenho uma dúvida que pensei um pouco sobre o assunto mas não consegui chegar em uma conclusão. A questão é sobre submissão no casamento. Você acha que a mulher deve se submeter ao homem em que sentido? Pois sei que na bíblia diz que o homem é o cabeça do lar e ouvi muitas pessoas dizerem que o homem deve ser o chefe e líder da família,enquanto a mulher teria a função de “ajudadora” e “conselheira” (Como naquela tipicica frase “por trás de todo homem de sucesso existe uma mulher”, e a questão é: Porque a mulher não pode estar ao lado? E por que não seria de toda MULHER de sucesso?) mas sinceramente acho que Deus não criou a mulher para ficar abaixo do homem e “obedece-lo”. Eu penso que num casamento, homem e mulher devem ser parceiros, ambos sustentando o lar, cuidando um do outro e dividindo tarefas (não a mulher fazendo as tarefas domésticas enquanto o homem só trabalha fora, entende?) Acho que a mulher deve ser independente, estudar, trabalhar, ter suas próprias escolhas e decisões. Então eu tenho essa dúvida, pois muitas pessoas afirmam ter base bíblica para afirmar que a base familiar bíblica é a mulher estar abaixo do homem, mas eu não creio que Deus criaria a mulher pra estar “abaixo” do homem. Eu creio que nós mulheres devemos num casamento buscar um parceiro, um relacionamento e não um “líder” e uma hierarquia Na questão de submissão, vi muita gente (inclusive mulheres) dizendo que num casamento a última palavra tem que ser do homem, que a mulher tem que saber seu lugar, que Deus “tirou” a mulher da costela do homem, que a mulher deve obedecer e que essa seria a ordem natural das coisas, e que num casamento a ordem de “hierarquia” seria: Homem>mulher>filhos e eu acho isso totalmente machista e patriarcal e discordo muito. Porém MUITA gente fala que tem base bíblica pra toda essa conversa e que Cristo é o cabeça do homem e o homem o cabeça da mulher, mas eu acho isso tão injusto sabe? Não acredito que Deus criaria a mulher pra se subjulgar ao homem e ser submissa, eu acredito que as mulheres são filhas amadas de Deus, que Ele nos criou com amor e em igualdade com os homens e que nEle nós temos a liberdade de sermos quem somos sem precisar nos subjulgar e obedecer a um homem como se não fossemos suficientes. Porém, muitos textos bíblicos me deixam na dúvida em relação a essa posição e eu queria saber qual a sua opinião, Su, por que não quero desobedecer a Deus e ser rebelde ou algo do tipo, mas não consigo aceitar que a mulher tenha que se submeter sabe? Quero ter uma opinião de acordo com a vontade de Deus a respeito disso,mas ainda assim acho que mulher nenhuma deve depender de homem e sim caminharem os dois juntos (marido e mulher) em um relacionamento de igualdade, amor e respeito. O que você pensa a respeito, Su? Muito obrigadaaa, Beijoss, S.

E quanto a sua dúvida sobre se apaixonar por uma pessoa trans, do ponto de vista cristão, precisamos considerar que, só porque alguém mudou fisicamente de gênero, não significa que houve, de fato, uma mudança interior de identidade, especialmente diante de Deus. Como você mesma colocou, é algo que foge do ideal de Deus. É bom lembrar, ainda, que apaixonar-se por alguém não é algo incontrolável, que não tem o que fazer. A paixão se fortalece ou desaparece de acordo com decisões que estão ao nosso alcance. Se nos apaixonamos por alguém e sabemos que aquilo não está no roteiro de Deus, temos de pedir ajuda dele para não alimentar essa paixão, para nos afastar e deixar que os sentimentos se acalmem e desapareçam com o tempo. É, portanto, uma questão de decisão pessoal. O mundo quer nos levar a crer que paixão é algo avassalador, que toma conta de nós e nos deixa impotentes para fazer qualquer coisa. Isso não é verdade. Quem manda em nossa vida não é nosso coração. Temos poder de decisão e temos escolha. E temos o Espírito Santo de Deus dentro de nós para nos socorrer e nos guiar em todas as coisas.

Bom fim de semana e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.