Especial Fruto do Espírito
“…o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio…” (Gálatas 5.22-23, NVT).
Neste artigo falaremos sobre o domínio próprio, característica do fruto do Espírito que certamente trará muitas bênçãos para sua vida.
Talvez, pelo nome, você já imagine do que se trata. Pois bem, domínio próprio é a capacidade de se controlar, de dizer não a impulsos que podem provocar algum mal a você e a outras pessoas. Ter domínio próprio é a capacidade de dizer não a pecados como a gula, a bebedeira, a imoralidade sexual, a mentira, a falsidade e a violência.
Deus, como um Pai amoroso, quer o seu bem. Se parar para pensar, se ele lhe diz que algo é mau é porque certamente vai gerar algum tipo de dano para você e para os outros.
Vejamos alguns exemplos:
- A gula pode gerar sérios problemas de saúde;
- A bebedeira pode se tornar vício, causar acidentes e até a morte;
- A imoralidade sexual pode ser a fonte de frustrações, traumas e doenças;
- A mentira pode resultar em desilusões, separações e traições;
- A falsidade pode acabar com amizades e criar ressentimentos;
- A violência pode gerar crimes e guerras.
Quando você diz não ao pecado, está exercendo domínio próprio! Quanto mais tempo você passa com Deus e estuda a sua Palavra, mais conhece a vontade dele, que é sempre boa, perfeita e agradável.
Agora, veja que interessante este trecho de Aprendendo a viver como Jesus (Editora Mundo Cristão), escrito por Christopher J.H. Wright, livro base desta série de artigos sobre o fruto do Espírito:
[O domínio próprio] “é uma das obras do Espírito Santo dentro de nós que nos capacita e nos dá poder para controlar nossos desejos pecaminosos. Isso não significa que alcançaremos perfeição durante esta vida ou que jamais cairemos ou falharemos. Significa, porém, que lembraremos, como Paulo nos ensinou, que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Logo, devemos pedir ao Espírito Santo habitando em nós que nos controle de modo que aprendamos a exercer autocontrole” (Pg 168).
Capacidade de escolha e autocontrole
Ter domínio próprio não quer dizer que você se tornou uma pessoa infalível, que nunca pecará. Mas, sim, que você tem capacidade de escolha e autocontrole. Sempre que você decide fazer o que é correto, manifesta esse fruto em sua vida.
Sendo assim, é fundamental estar pertinho de Deus, fortalecer-se por meio da oração, da leitura e do estudo da Bíblia, do louvor, da comunhão com outras pessoas que são exemplos de fé e obediência. Dessa forma, você colherá os excelentes benefícios desse fruto e, certamente, terá mais qualidade de vida e alegria como resultado de suas decisões.
Leia também:
Você pode ser cheia de amor, alegria, paciência, domínio próprio e mais!