Pergunta:

Eu queria um conselho em relação à minha vida profissional. não faço a mínima ideia do que quero fazer, e por isso tô fazendo um curso qualquer só pra não ficar sem fazer nada (e fico preocupada em estar gastando tempo em uma graduação q não gosto tanto). gosto muito de política (do tipo de estar o tempo inteiro estudando/falando sobre), de gestão pública etc e a principal razão pela qual gosto desse assunto é que amo muito minha cidade (e o brasil) que meu coração chega a doer. não penso e nunca pensei em sequer sair daqui e morar em outro lugar, em outro país. sei que é meio clichê, mas isso é o que penso como o “amor verdadeiro e incondicional” que as pessoas tanto falam. faço tudo o que posso para ser uma cidadã exemplar: gosto de pagar impostos, não jogo lixo nas ruas, fiscalizo as ações dos governantes, sou filiada a um partido e sempre participo das campanhas e reflito muito ao escolher candidatos que realmente possam contribuir com a melhoria do município e do bem-estar da população, mas sinto que isso ainda é pouco pra expressar tudo o que sinto. às vezes penso que uma forma de eu demonstrar meu amor pela cidade/país seria cuidar das pessoas que moram nela (interpreto como se as pessoas são peças que se encaixam e fazem o lugar ser o que ele é). então às vezes fico sonhando em ser senadora, prefeita da minha cidade etc, mas acho q política é um campo muito tóxico (principalmente por causa da corrupção) para uma cristã e tbm acho que não tenho capacidade para ocupar um cargo e q isso é um sonho praticamente impossível pra mim. por isso passo a maior parte do tempo pensando nos planos q deus tem p mim e se eu estou no caminho certo. todos esses fatores me deixam muito ansiosa…… dizem que devemos escolher algo que tenha a ver com nossos interesses, mas tenho tantos! existem tantas carreiras por aí pelas quais me interesso, incluindo as que meu curso me oferecem…… meu pai diz que tenho que esperar até que o tempo diga o que devo fazer, mas isso me dá a sensação de que já estou velha e de que posso estar gastando meu tempo esperando por algo que deve demorar pra chegar. o que eu deveria fazer nesse caso? apenas esperar? pedir ajuda? deixar a vida me levar? V.

Resposta da Sú:

Hello, V.! Que legal ver que você tem toda essa consciência cívica e interesse, preocupação e carinho por sua comunidade e por nosso país. Isso é muito bom! Saiba que Deus já escreveu uma história para você, em que ele vai usar seus interesses e suas aptidões da melhor maneira possível para alegrar o coração dele, ajudar outros e trazer realização para você também. Ele é o maior interessado em lhe mostrar a próxima página dessa história, portanto, não desista de buscar direção dele.

O fato de você ter tantos interesses diferentes é uma coisa boa, mas, como você mesma já percebeu, pode tornar difícil escolher uma área para começar. Meu conselho é que você faça um teste vocacional com um psicólogo especializado nesse tipo de trabalho (não vale fazer aqueles testes online!). Um teste vocacional bem feito, com um profissional experiente, pode ser de imensa ajuda para você direcionar seus esforços e estudos. O resultado do teste determina o que você vai fazer para sua vida, mas pode lhe mostrar um bom ponto de partida, um foco inicial. Os próximos passos (as próximas páginas de sua história), Deus vai mostrando aos poucos. E, pode ser, que ao longo do caminho você mude o foco de sua vida profissional à medida que Deus for dirigindo.

Recomendo que você comece sua busca por um psicólogo para o teste vocacional neste site:

https://cppc.org.br/lista-associados

O CPPC (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos) tem muitos profissionais em sua cidade. Procure algum próximo de você, entre em contato e pergunte se faz esse tipo de teste ou se pode recomendar alguém que faça.

Além disso, você pode fazer uma pesquisa mais aprofundada nas áreas de trabalho que lhe interessam, conversar com profissionais que atuam nessas áreas e tentar visualizar como seria se dedicar a essas atividades.

Por fim, e mais importante, procure não se angustiar com esse tempo de indefinição e busca. Ele é muito normal e pode ser muito positivo. Peça a Deus que lhe dê a disposição de servir onde quer que ele conduza você. Afinal, esse é o maior propósito das vocações que Deus nos dá: servir a outros e contribuir para o trabalho do Reino de Deus. Quando nos colocamos à disposição, Deus se alegra em mostrar o plano dele, uma pequena etapa de cada vez. Confie nisso!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!

Kisses,

Su