Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Não tem coisa melhor do que falar sobre o amor de Deus! E muitos autores fizeram isso melhor do que eu poderia fazer aqui, portanto vou lhe dar sugestões de livros e alguns vídeos também.

O mais importante de você entender é que Deus vê você como filha absolutamente amada, aceita e acolhida. Nada do que você faça ou deixe de fazer, pense ou deixe de pensar, sinta ou deixe de sentir, pode mudar como Deus vê você e como ele aceita você incondicionalmente. Como primeira leitura, recomendo que você comece pela Bíblia, com Romanos 8 (veja aqui: https://www.bibliaonline.com.br/nvt/rm/8). Leia o capítulo todo com calma, meditando especialmente nos versículos 32 em diante que falam sobre o amor de Deus.

Dê uma espiada em conversas que tive com outra menina sobre nossa identidade como filhas absolutamente amadas e sobre a visão positiva que Deus tem de nós:

e a continuação da conversa aqui:

Recomendo, também, os livros de um autor chamado Brennan Manning. Um bom começo é este aqui:

https://www.mundocristao.com.br/o-evangelho-maltrapilho/p

Outro livro dele muito legal é este:

https://www.mundocristao.com.br/o-obstinado-amor-de-deus/p

Vale a pena você ler, assistir, ouvir tudo o que você encontrar dele online! A missão de vida dele era falar sobre a graça, o amor e o acolhimento de Deus para todos nós, por mais que nos consideremos indignos.

Outro autor que também se dedicou a esse assunto foi Henri Nouwen (alguém que, aliás, lidava com atração pelo mesmo sexo). Este é um dos livros dele que eu gosto bastante: https://www.livrariavozes.com.br/transformameuprantoemdanca-/p

Tem vários outros livros dele. É só procurar online. E recomendo que você assista a uma série de meditações curtas dele sobre “A vida do amado”. Os vídeos são beeeem antigos, mas vários têm legenda e resumem muito bem o que Deus pensa de nós, como ele nos vê e como ele quer que nos sintamos diante dele.

Veja aqui:

https://www.google.com/search?q=henri+nouwen+vida+do+amado&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR744BR744&sxsrf=ALeKk00KlJ1P4wY0MG2j_zeThhonh-jQRg:1621691714945&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ved=2ahUKEwjts-q0uN3wAhUnqpUCHQ4rBccQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1600&bih=767

E, quanto à questão da igreja, eu entendo bem como você se sente, porque eu também já tive várias experiências difíceis. A meu ver, a primeira coisa importante é identificar uma igreja que priorize o ensino da Bíblia acima de qualquer outra coisa. Minha sugestão é que você aproveite esse período de pandemia para pesquisar igrejas na sua cidade que tenham culto online. Assista aos cultos em casa, peça muita sabedoria e discernimento de Deus e busque também avaliar se o tom das falas e a atitude geral é de acolhimento, e não de condenação. Fique longe de igrejas que se preocupam excessivamente com coisas exteriores (usos e costumes, o que pode/não pode fazer). Esses ambientes muitas vezes perdem de vista o amor de Deus e valorizam demais aquilo que é apenas secundário.

Quando for o momento apropriado de participar presencialmente dos cultos, vá devagar. Primeiro forme relacionamentos sem pressa, veja como as pessoas pensam, entenda que linha elas seguem e o quanto elas acolhem e, só então, se você se sentir segura, pedindo sempre direção de Deus, pense em se abrir um pouco mais, compartilhar suas lutas e dilemas. Muitas vezes, imaginamos que toda igreja é um ambiente seguro, no qual podemos ser imediatamente abertas, mas nem sempre é o caso. Existem igrejas boas, bíblicas, acolhedoras, mas a gente precisa avaliar bem antes de se expor. Deus gosta de nos ajudar nesse processo e, uma vez que a comunidade de fé é ideia dele e ele sabe o quanto a gente precisa de irmãs e irmãos amorosos para caminhar conosco, ele é o maior interessado em nos mostrar onde encontrar essa comunidade. Confie nisso! E saiba que Deus tem preparado para você um lugar onde você poderá se aprofundar no relacionamento com ele, no conhecimento da Palavra, na comunhão com outros cristãos. Um lugar, também, onde você poderá usar seus dons para servir, edificar e abençoar outros! Mesmo que seja um processo demorado, não desista de procurar com calma, com bastante critério e com a certeza de que Deus conduzirá essa busca!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.