Pergunta:

Oii Su. Aqui estou eu de novo depois de mto tempo…já te dei mto trabalho lembra? Em pensar que comecei a escrever aqui eu tinha uns 19 anos e agr tenho 25… Bom…minha vida de relacionamentos ainda é muito ruim. Não tenho namorado nem gosto de ninguém. Tem um amigo meu que gosta de mim mas eu não consigo sentir nada por ele de diferente. Eu fico triste com uma coisa….as vezes eu sinto atração por mulheres (já falamos sobre isso) o que é estranho é que no dia a dia eu não penso em mulheres e nem fico olhando pra elas procurando….mas as vezes eu vejo alguma bonita e me sinto atraída, as vezes sonho que estou ficando com mulheres […] Não gosto de sonhar com essas coisas. […] Não quero isso Su. Sinto medo de ser sapatão….(n sei se aos olhos de Deus tem como alguém ser ou se isso de sapatão é apenas uma ilusão das pessoas achando que gosta de gente do mesmo sexo….me responde isso tbm pfv?!). Sinto muita vergonha de ter atração por mulheres. Outra coisa que sinto vergonha é que ainda caio no vicio da masturbação. O meu amigo gosta de mim há mais de um ano e eu até ja me masturbei pensando nele. Sinto vergonha disso. Eu fico pensando…se um dia eu gostar dele e a gente ficar junto…como vou contar pra ele que já me masturbei pensando nele e em mulheres (inclusive sabendo que ele gostava de mim)? Ele nem imagina que eu já fiz essas coisas. Por isso penso que ele vai se decepcionar cmg. Não vou me forçar a gostar dele mas sei que isso pode acontecer. Quero fugir a todo custo de pensar que gosto de mulher pq isso pra mim seria uma aberração. Mas n sinto atração por homens tbm. Antes sentia atração por homens mas agora n sinto mais. É como se as mulheres me atraissem pela sua delicadeza, carinho, amor, compreensão e os homens me “retraissem” porque tenho uma imagem de que eles são insensiveis, incompreensivos e secos. Embora o meu amigo que gosta de mim seja bem carinhoso, amoroso, eu tenho essa imagem negativa dos homens. Não quero me sentir atraida por mulheres. Su…tem algo ainda pior que quero desabafar. Eu e meu amigo já ficamos, inclusive já nos masturbamos e eu sinto que estou brincando com os sentimentos dele. Mesmo que ele saiba que só gosto dele como amigo. Eu já deixei ele me masturbar e eu nem estava sentindo muita atração por ele…mas tbm n estava pensando em outra pessoa, estava pensando só no prazer que teria…eu fui egoísta com ele. Fico pensando…será que vou ter que me afastar dele? (mesmo que isso n seja mais algo que a gente fique fazendo, quero parar de vez) Será que eu sou uma pessoa ruim? Será que n tem mais nenhuma possibilidade da gente ficar junto? Como eu vou contar essas coisas pra ele se a gente ficar junto um dia? Olha…aquelas vezes que a gente ficou, eu nem senti atração por vc…só tava pensando no prazer…me sinto horrivel. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Conforme você autorizou, estou publicando aqui sua pergunta completa.

Primeiro, amiga, é importante você entender que atração por pessoas do mesmo sexo não é “aberração”. É algo que pode existir na vida de qualquer pessoa, inclusive de cristãos, e não tem nade de nojento ou horrível. É apenas uma atração ou propensão. É algo para apresentar a Deus e buscar ajuda e direção dele.

Gostaria que você lesse o seguinte post, que é bastante simples, mas que pode ajudar você a começar a pensar nessa questão de forma um pouco menos negativa e ansiosa: https://depapocomasu.blog.br/sexo/2018/03/sinto-atracao-por-outras-meninas-e-agora/

A questão, portanto, é o que você faz com esses sentimentos e pensamentos. Com a ajuda de Deus você tem escolha. Pode escolher fantasiar sobre mulheres, assistir a pornografia, ler sobre isso, etc., ou pode escolher não alimentar esse interesse. E é bom lembrar que aquilo que acontece em nossos sonhos quando estamos dormindo (não quando “sonhamos acordadas”, rs) muitas vezes é simbólico. É possível, por exemplo, que o fato de você sonhar com mulheres seja um reflexo da imagem tão negativa que você parece ter a respeito de homens (que, aliás, é algo para você tratar com uma psicóloga cristã séria).

Fugir do assunto e negar não vai resolver. E também não adianta você ficar “brigando” consigo mesma. Aliás, tudo isso pode tornar as coisas ainda mais difíceis e angustiantes. É necessário você aceitar que esses pensamentos e sentimentos estão presentes, entender por que eles estão ali e, então, aprender a lidar com eles de forma saudável.

Uma possível tendência homoafetiva não é algo que a gente vai entender com uma conversa só. E também não é algo que você vai “curar”, “exorcizar” ou simplesmente “fazer sumir” de sua vida. Por isso, recomendo que você leia estes dois livros com calma, em atitude de reflexão, aceitação e oração:

https://www.vidanova.com.br/livros/atracao-por-pessoas-do-mesmo-sexo-e-a-igreja-a-a-plausibilidade-do-celibato
https://www.mundocristao.com.br/cristao-homoafetivo-/p

Quando tiver feito as leituras, volte para conversarmos mais, ok?

E, enquanto você repensa essas questões, meu conselho é que você e seu amigo sejam somente amigos, sem envolvimento físico. Ter intimidade física com ele não é justo para ele nem para você. E, ainda traz mais confusão, culpa e ansiedade para dentro de uma situação que já é suficientemente complicada.

Se ele quiser ficar com você outra vez, diga não. Explique para ele que você valoriza essa amizade e não quer complicá-la com envolvimento físico que, no momento, é algo que está um tanto confuso em sua mente.

Trate de uma coisa de cada vez, amiga. Primeiro, busque ajuda de Deus para entender o que está acontecendo dentro de seu coração e compreender melhor sua sexualidade e como  lidar com ela. Não envolva seu amigo nisso. Se necessário, afaste-se dele pelo menos um pouco por algum tempo.

E saiba que Deus é o maior interessado em ajudar você nessa situação. Ele tem planos e propósitos bons para sua vida. Fortaleça sua intimidade com ele. Desenvolva seu relacionamento com ele. Conte tudo para ele com a certeza de que ele ama, aceita e acolhe você incondicionalmente de que ele mostrará um caminho para você trilhar, mesmo que tudo pareça confuso no momento.

Por hoje é isso. Vamos conversando.

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.