Especial Fruto do Espírito
Seguimos nossa série de conteúdos sobre o fruto do Espírito, conforme o que está escrito em Gálatas 5.22-23:
“…o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio…”
Se você está começando as leituras sobre o fruto do Espírito por aqui, leia a introdução à série no hiperlink a seguir. Visite também as sugestões que estão no rodapé deste post. ?
Você pode ser cheia de amor, alegria, paciência, domínio próprio e mais!
Hoje, falaremos sobre a Bondade, e, para começar, vamos começar definindo o que bondade não né:
Bondade NÃO É:
- Aceitar injustiças, maus-tratos ou preferir algo que é inferior ao que é direito seu.
- Ser o tipo de pessoa “saco de pancada” ou “boboca”, com a qual os outros fazem o que querem;
- Ser o tipo de pessoa que nunca fala o que sente, que aceita ser prejudicada, pois tem medo de entrar em conflitos, ainda que sejam para defender o que é correto;
- Fazer algo bom por interesse, para “se aparecer” ou para dar a impressão de que é alguém especial.
Mas, afinal, o que é bondade?
Olha que legal a definição compartilhada por Christopher J. H. Wright, autor do livro Aprendendo a viver como Jesus: “[…] um dos elementos fundamentais [da bondade] é a integridade, a ausência de qualquer malícia e engano. Uma pessoa verdadeiramente boa não tem dissimulação. […] Suas palavras e comportamentos exteriores correspondem ao que está em seu interior. Não há impostura ou fingimento. Quando fazem o bem, não estão encenando algo para obter boa reputação ou projeção. Pessoas boas fazem o que fazem simplesmente porque é correto.
“Pessoas boas fazem o que fazem simplesmente porque é correto.”
Christopher J. H. Wright
Deus é a fonte de toda bondade!
Jesus, o próprio Deus que se fez homem, é nosso exemplo de bondade. Quando esteve na terra, Jesus não fingia ser bom, ele era bom! Jesus é bom e é nossa fonte de inspiração. Bondade tem a ver com integridade e verdade. Engana-se quem pensa que bondade é o mesmo que “engolir sapo”, ou seja, sofrer ou aceitar injustiças de boca fechada. Jesus era bom, mas denunciou o mal e falou assertivamente o que tinha de ser dito.
Falar assertivamente é não ter medo de dizer o que pensa. É expressar o que sente sem ser grosseira É ser transparente sem ser mal-educada. É lutar por próprios direitos e pelo direito dos demais, tendo como fundamento o respeito a si e ao próximo.
Ser bom não tem nada a ver com estereótipos
Às vezes, nos apegamos a estereótipos e pensamos que ser bom é falar baixinho, calmamente, devagar, com movimentos de mãos lentos, tipo o mestre Oogway de Kung Fu Panda. Mas, não, bondade não tem nada a ver com estereótipos, mas sim com atitude: a de fazer o que é certo, íntegro, justo e honesto, tendo o amor como bússola.
E olha que interessante a definição de amor em 1Coríntios 13: “
“O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem presunçoso. Não é orgulhoso, nem grosseiro. Não exige que as coisas sejam à sua maneira. Não é irritável, nem rancoroso. Não se alegra com a injustiça, mas sim com a verdade”
1Coríntios 13.4-6, NVT
É realmente maravilhoso ver como a Bíblia é um livro completo! É o manual de Deus para a humanidade.
Bondade é fruto do Espírito
Quando nutrimos uma íntima comunhão com Deus, por meio da vida de oração, leitura da Bíblia e obediência aos seus mandamentos, a bondade surge como um fruto do Espírito em nossa vida. Assim, ser bom ou boa não é um comportamento artificial ou difícil, pelo contrário, torna-se algo natural e que nos traz grande alegria.
Se você deseja vivenciar esse maravilhoso fruto em sua vida, passe tempo com Deus. Estude sua Bíblia, ouça sermões de sua igreja, medite na Palavra, converse com o Pai e obedeça-lhe. Faça o que é certo, puro e bom, sem se enganar, pensando que tem de “engolir sapos”, bondade não tem nada a ver com apatia.
Lutar pela justiça também é fazer algo bom, ainda que tenha de falar “não”, “não aceito”, “não concordo” e “isso não está correto!”, ainda que seu interlocutor não goste de escutar a verdade.
A bondade é um estilo de vida maravilhoso que não apenas beneficiará você, mas a todos ao seu redor. É uma bênção, um fruto com sementes poderosas que podem transformar o mundo em um lugar melhor.
Você também vai gostar de ler: