Querida M., é muito natural que você esteja confusa e angustiada diante dessa situação tão terrível. Em minha opinião, por pior que seja esse momento, ele também pode ser, pela graça de Deus, o início do processo de cura desse mal imenso que sua prima sofreu. Não é raro essas questões virem à tona muitos anos depois, quando temos idade e maturidade suficiente para lidar com elas. Deus tem o tempo certo de nos despertar para aquilo que precisa ser restaurado.
Portanto, amiga, não se culpe nem se aflija com o fato de ninguém ter notado nem protegido sua prima. Os casos de abuso sexual dentro da família são sempre mais complicados, pois pegam todo mundo de surpresa (quem vai pensar em proteger uma menina dos primos e de outros parentes próximos?).
Nessas horas em que estamos aturdidas e nem sabemos como orar, podemos ter total confiança no que Deus prometeu em Romanos 8.26: “O Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Pense nisso: O Espírito Santo está orando por você e por sua família neste exato momento, expressando para Deus tudo aquilo que vocês não conseguem colocar em palavras.
Embora seja muito difícil entendermos por que Deus permite que coisas assim aconteçam, eu posso lhe dizer por experiência própria que nosso Pai tem um modo maravilhoso de transformar até essas histórias mais horríveis em bênçãos imensas. E ele tem um carinho muito especial por quem está vivenciando esse tipo de situação.
Portanto, peça para Deus ajudá-la a continuar caminhando junto com sua prima nesse momento. Você não precisa dizer nada extraordinário nem fazer nada especial por ela. Apenas esteja ao lado dela, disponível. E, se tiver clima, ore com ela pedindo para Deus continuar o trabalho que ele já começou na vida dela e em sua família. E, se sua prima ainda não procurou ajuda de um psicólogo ou outro profissional especializado, é hora de fazer isso (você também poderia ser beneficiada por esse tipo de ajuda). Deus prepara e capacita essas pessoas exatamente para nos dar apoio e socorro nessas horas. São presentes dele que devemos aceitar com gratidão!
Que o Senhor conforte profundamente seu coração e de seus familiares e que ele traga cura como só ele pode fazer. Continuemos firmes em nossa caminhada, certas da soberania e bondade de nosso Deus!
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su