Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Bom encontrar você pode aqui 🙂 E muito bom, também, saber que você encontrou uma igreja legal, que prega as Escrituras. Isso é um grande presente de Deus! E o Deus que lhe deu esse presente sabe muito bem que, neste momento, as coisas estão complicadas e que não temos condições de congregar como faríamos em outras ocasiões.

Minha opinião (com base em princípios bíblicos e no conhecimento científico que Deus nos dá) é de que NÃO é hora de ir aos cultos. Você está muito correta de não querer se contaminar e escolher ficar em casa!

Provérbios 22.3 e 27.12 repetem/reforçam o mesmo conselho: “O prudente percebe o perigo e busca refúgio (ou “se esconde”); o inexperiente segue adiante e sofre as consequências”. Para mim, a instrução não poderia ser mais clara: Se você está vendo o perigo de ir aos cultos, não vá. Não é hora de “vencer o medo”. É hora de usar a prudência que Deus lhe deu.

Além disso, o princípio bíblico é: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22.37-39). Embora o culto online não seja a mesma coisa, existem inúmeras maneiras de expressar amor a Deus sem estar presente nos cultos. Ele conhece seu coração. E, ao sair de casa, você não apenas se coloca em risco, mas também coloca outros em risco. Se nós ficamos doentes, tornamo-nos um perigo para muitas pessoas. Amar o próximo na presente situação significa fazer sacrifícios para o bem de todos, não apenas nosso.

Assista aos cultos online, participe de reuniões de oração e estudos bíblicos online, interaja com pessoas da igreja nas redes sociais. Se possível, contribua com recursos ou alimentos para cestas básicas e auxílio àqueles que estão sofrendo tantas necessidades neste momento. Isso é amar a Deus e amar ao próximo e, ao mesmo tempo, ser prudente. Existe um tempo certo para casa coisa (Eclesiastes 3) e, ainda chegará o tempo de você congregar presencialmente. Espere com paciência e confiança na bondade do Senhor.

Você está no caminho certo, amiga! Que Deus continue a ajudá-la nesse momento tão difícil em nosso mundo e lhe mostre como alegrar o coração dele em qualquer lugar, inclusive em casa 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su