Hello, L.! Ter sonhos lúcidos é diferente de ter alguma consciência de que estamos sonhando e tentar interferir um pouco no roteiro. O sonho lúcido é, supostamente, uma prática para você controlar todo o sonho do começo ao fim, em todos os detalhes. Aliás, é um assunto bem longo e controverso.
De qualquer modo, sonhos podem trazer à mente coisas de “duzentos” anos atrás, que ficaram guardadas em algum canto da memória. Mesmo que em tempos recentes você esteja se mantendo afastada de conteúdos pornográficos, aquilo que você viu anteriormente não foi apagado de sua memória. Isso é uma boa lembrança para a gente tomar muuuuito cuidado com o que deixa entrar em nossos pensamentos.
É bom lembrar, porém, que muitas vezes os sonhos buscam imagens da memória para falar de coisas que não tem nenhuma ligação com o que estamos vendo. Por exemplo, um sonho pode trazer imagens sexuais, mas, na verdade, ser uma forma de “processar” outra coisa, como uma frustração, um desejo (não sexual), uma perplexidade. A imagem se torna um símbolo de algo diferente. Entende? Só porque algo apareceu no seu sonho e só porque talvez você tenha certa consciência de que está sonhando, não significa que você está propositadamente escolhendo reviver essas imagens. Elas simplesmente estão lá e apareceram. Não existe nenhum pecado nisso. Se essa questão está angustiando você, ore sobre isso todas as noites antes de dormir. Diga para Deus: “Senhor, eu reconheço teu controle e tua presença durante meu sono. Se existe algo que eu preciso entender por meio de meus sonhos, por favor me mostre. E me dê paz sobre isso, pois meu desejo é agradar o Senhor”. Deus conhece o seu coração, não importa o que apareça em seus sonhos. Confie nisso!
Kisses,
Su