Antes de começar a leitura deste artigo, considere algumas verdades importantes:
– A verdadeira beleza não tem a ver com peso ou padrões sociais estereotipados. Tais padrões mudam com o tempo e com a cultura.
– Cada pessoa tem um biotipo, estilo de vida e hábitos próprios. Todos devem valorizar a própria singularidade;
– Cuidar da saúde é uma coisa; querer ser “capa de revista” é outra.
Comecemos!
Falar em sobrepeso é tocar em um assunto delicado. Isso porque, especialmente em nossos dias, somos pressionadas a sermos mulheres “perfeitas”, como as estrelas da música e da moda. Por causa disso, alguns quilinhos a mais são vistos com terror por muitas meninas.
Esse tipo de tensão não é saudável e é o motivo que está por trás de vários problemas de ordem psicológica, como a bulimia e a anorexia (distúrbios alimentares que têm forte ligação com a forma como a pessoa se enxerga, geralmente “como alguém acima do peso”).
O que devemos ter em mente é que evitar o sobrepeso não é questão de beleza, mas sim de saúde.
Uma máquina que não deve ser sobrecarregada
Nosso corpo é uma verdadeira máquina. Por isso, mantê-lo dentro do que é recomendável para que ele funcione bem é fundamental. Um dos perigos do sobrepeso é que, se não monitorado, pode acarretar obesidade, a precursora de doenças cardiovasculares (coração e circulação sanguínea), hipertensão (pressão alta), diabetes e até mesmo a depressão, já que pode impactar a autoestima.
Quando o assunto é saúde não podemos improvisar nem acreditar em tudo que está na Internet. Portanto, caso perceba que está com sobrepeso ou deseje monitorá-lo, procure um especialista, como um nutrólogo ou médico endocrinologista. Eles poderão avaliar qual é o seu peso ideal e recomendar a você exercícios e dietas que são adequados para a sua idade e biotipo. É claro que uma olhadinha no espelho ou aquela calça que teima em ficar apertada já podem indicar sobrepeso, mas apenas um profissional é que poderá fazer um diagnóstico preciso.
5 ideias práticas para lidar com o sobrepeso
Pratique exercícios físicos regularmente (sem exageros ou “neuras”): caminhe, dance, passeie com seu cachorro ou pratique um esporte de que goste. A ideia é não ficar parada!
Faça refeições saudáveis: coma frutas, verduras e legumes, diversifique seu prato com cores variadas.
Evite açúcar, sal ou gordura em excesso: avalie a qualidade do que ingere, sabendo que os exageros tendem a fazer mal. Evite também produtos industrializados, como salgadinhos, bolachas recheadas e hambúrgueres.
Beba água: além de hidratar, a água ajuda na sensação de saciedade (diminuição da fome).
Durma bem: enquanto dormimos, nosso corpo produz uma série de hormônios que favorecem o crescimento, combatem o estresse e até mesmo a vontade de comer doces. Portanto, quando bater o soninho, faça o quê? Durma! Isso vai fazer bem a você, melhorar seu humor e favorecer sua saúde!
Nosso corpo é um presente de Deus e cuidar dele é uma forma de agradecer-lhe por essa dádiva! Bora adotar hábitos saudáveis? Vamos lá, arrisque!